Publicado em 20/09/2018 12h:47min.
O projeto ‘Mothers, Infants and Lactation Quality´ (MILQ) é um estudo multicêntrico internacional que tem como objetivo propor valores de referência para concentrações de micronutrientes e aminoácidos no leite humano, a partir de dados de nutrizes saudáveis.
A Organização Mundial da Saúde recomenda o leite materno como fonte única de alimentação nos seis primeiros meses de vida da criança. Entretanto, não estão disponíveis valores de referência para micronutrientes e aminoácidos no leite humano e não existem meios de comparação da qualidade do leite humano entre as diversas populações.
Deste modo, o estudo foi proposto por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos (centro coordenador do projeto) e conta com quatro centros de coleta de dados (Brasil, Dinamarca, Bangladesh e Gâmbia). No Brasil, a pesquisa está sendo conduzida no Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, no Rio de Janeiro, por pesquisadores do Observatório de Epidemiologia Nutricional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob coordenação do professor titular Gilberto Kac.
O MILQ acompanhará mulheres desde o terceiro trimestre de gestação e seus filhos, em quatro etapas de seguimento no pós-parto: 24-72 horas; 1 – 3,4 meses, 3,5 – 5,9 meses e 6 – 8,5 meses. Durante as consultas, haverá coleta de amostras de leite materno, sangue, fezes e urina das mães e das crianças. Também serão realizadas medidas antropométricas e avaliação da composição corporal materna e infantil, e aplicados questionários para avaliar as condições socioeconômicas, de saúde, dieta, e desenvolvimento infantil.
Informações sobre o projeto: amamentacao.milq@nutricao.ufrj.br
Equipe de pesquisa:
Gilberto Kac, PhD, UFRJ (coordenação geral)
Erica Barros, PhD, UFRJ (coordenação de campo)
Lívia Belcastro, PhD, UFRJ
Amanda Figueiredo, Msc, UFRJ
Lissandra Amorim, Msc, UFRJ
Monica Armada, nutricionista, HM Herculano Pinheiro
Enviado por: Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro