Projeto Bem-Vinda Mãe: Sala de Apoio à Amamentação

Publicado em 18/06/2018 15h:15min.

Geralmente, o término da licença-maternidade implica em separação da dupla mãe/bebê por um determinado número de horas por dia, fazendo com que esse processo de volta ao trabalho se torne muitas vezes doloroso para a mulher, sobretudo para as que amamentam. Nesse sentido, o “Projeto Bem-Vinda Mãe!” consiste na implantação da Sala de Apoio à Amamentação (SAA) no Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, em São Paulo, incentivando que a funcionária siga amamentando seu filho, proporcionando acolhimento, segurança e tranquilidade para o retorno ao trabalho, refletindo no rendimento em suas tarefas profissionais.

O objetivo do “Projeto Bem vinda Mãe!” é promover uma cultura de respeito e apoio à amamentação na instituição, principalmente no que se trata na readaptação profissional da colaboradora ao retorno ao trabalho, orientando e auxiliando a manter a lactação, contribuindo para seu bem-estar durante seu período de trabalho, motivando e apoiando a amamentação durante os momentos em que estiver presente com seu bebê.

Ao retornar da licença maternidade, a colaboradora recebe da Medicina do Trabalho um encaminhamento para a SAA para iniciar o acompanhamento, caso também seja de sua vontade. A SAA foi implantada dentro do Banco de Leite Humano (BLH), sendo assim a enfermeira do BLH acolhe e realiza consulta de enfermagem, exame físico e fornece algumas orientações sobre:

  • A importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê e complementar até os 2 anos de idade ou mais;
  • Como manter a lactação e os cuidados com as mamas;
  • Como realizar massagem nas mamas e ordenha manual ou através de ordenhadeira elétrica, disponível no setor e utilizada somente após a Enfermeira realizar o exame físico das mamas, mantendo o acompanhamento durante toda extração, afim de evitar iatrogenias;
  • Armazenamento e transporte do leite do seu leite em rede de frio e como administrá-lo;
  • Além de tirar dúvidas de demais questões em torno dos cuidados do bebê e da amamentação.

Após as orientações e realização do exame físico das mamas, é realizada a extração do leite com o auxílio de uma ordenhadeira elétrica ou manualmente, de acordo com a indicação do exame físico e bem estar da funcionária, procedendo ao armazenamento de seu leite em um frasco de vidro com tampa plástica, estéreis, identificando com uma etiqueta e armazenando no freezer exclusivo de leite cru de funcionária. Ao término de seu trabalho, a colaboradora retorna à SAA para pegar seu leite e transportá-lo para casa, através de uma bolsa térmica ou caixa térmica, utilizando de gelox para manter a rede de frio, contribuindo para a manutenção do leite congelado. Após a utilização de seu leite, a colaboradora devolve o frasco de vidro, a tampa plástica e os gelox para o BLH, para que os materiais sejam reprocessados para novo uso.

A SAA do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence foi implantada em março de 2015. Até fevereiro de 2018, foram realizados mais de 75 acompanhamentos de funcionárias que retornaram de licença-maternidade na instituição. A média de permanência dos acompanhamentos são de 5 meses. Ou seja, após 4 meses de licença-maternidade e 14 dias de atestado de amamentação (conforme política institucional) e com o acompanhamento na SAA, as colaboradoras da instituição têm mantido a amamentação em aproximadamente 10 meses. O “Projeto Bem vinda Mãe!” tem contribuído para o aumento da amamentação exclusiva até os seis meses e a mudança da cultura de amamentação da instituição, que hoje visa apoiar e incentivar não somente as pacientes gestantes e puérperas que passam em atendimento pelo bloco materno-infantil, mas expandindo esta atenção especial também para as funcionárias.

Diversos estudos já demonstram a importância da continuidade da amamentação até os dois anos de idade ou mais, e após o aumento dos índices de amamentação exclusiva até os 6 meses de vida, entre nossas colaboradoras, hoje há como desafio melhorar ainda mais nossa média de permanência no “Projeto Bem Vinda Mãe!”, visando a manutenção da lactação, contribuindo para a continuidade da amamentação. Também observou-se, durante esses três anos de implantação do projeto, a mudança da cultura institucional com relação à liberação das colaboradoras durante seu período de trabalho para realizarem este acompanhamento. Hoje a própria chefia já orienta antecipadamente sua funcionária a buscar a SAA, antes mesmo de seu retorno ao trabalho, pois já verificaram o quanto isso teve interferência prática na motivação, tornando este processo menos traumático para o binômio, promovendo o bem-estar e produtividade de toda a equipe.

Placa do Ministério da Saúde, certificando a Sala de Apoio à Amamentação do HMJCF

Colaboradora Graciane de Souza Barbosa realizou acompanhamento por 5 meses no BLH, manteve a amamentação exclusiva por 6 meses e complementar até os 2 anos de idade de seu filho

Enviado por: Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence