Profissionais peruanas do Instituto Nacional Materno Perinatal de Lima visitam o BLHdo IFF/Fiocruz para execução de atividade do projeto de cooperação

Publicado em 12/11/2018 16h:11min.

 

No período de 29 de outubro a 1º de novembro de 2018 foi realizada no Rio de Janeiro, a atividade A3.1. “capacitar profissionais peruanos em atividades de monitoramento, supervisão e avaliação de bancos de leite humano”, relativa ao projeto de cooperação bilateral entre Brasil e Peru denominado "Apoio Técnico para Implementação da Rede de Bancos de Leite Humano do Peru".

A delegação peruana foi composta por representantes do Instituto Nacional Materno Perinatal de Lima (INMP-Lima), a Diretora Executiva de Pesquisa, Docência e Atenção em Neonatologia, Dra. Carmen Rosa Davila Aliaga, a chefe do departamento de Neonatologia, Dra. Julia Rosmary Hinojosa Perez, a coordenadora do BLH do INMP, Zulema Frieda Leon Mauricio, e a licenciada em biologia, também funcionária do BLH/INMP-Lima, Ana Luz Olivares Quispe.

No primeiro dia foi feita a visita ao Centro de Referência Nacional da rBLH, BLH do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), na qual o diretor do Hospital, Fabio Russomano, esteve presente para dar as boas-vindas. A visita permitiu conhecer os macroprocessos cotidianos do Centro de Referência Nacional. No período da tarde, as representantes peruanas fizeram uma apresentação sobre a situação atual dos Bancos de Leite Humano do país, abrindo o início da parte teórica das atividades. As aulas da tarde abordaram temas como: Qualificação da força de trabalho da rBLH; e como parte das atividades práticas foi trabalhada a construção do caminho do leite desde a mama da mãe até a boca da criança, de modo a identificar os processos de trabalho e suas interrelações.

No segundo dia, foi feita a visita ao campus da Fundação Oswaldo Cruz para conhecer o trabalho integrado entre as unidades internas da Fundação para os Bancos de Leite Humano da rBLH-BR. O diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICICT, Rodrigo Murtinho, e a vice-diretora Vice-Diretora de Vigilância Sanitária do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde – INCQS, Célia Maria Carvalho Pereira Araújo Romão, abriram as portas para os representantes da rBLH-Global.

O terceiro dia foi dedicado à continuação das aulas, no qual foram abordados os seguintes temas: Monitoramento de Produtos e Processos; certificação de equipamentos e instalações; controle interno e externo da qualidade; Acompanhamento de assistência; monitoramento, supervisão e avaliação das BLHs no rBLH; Sistema de informação; rBLH-BR como Política Pública; portal do rBLH-BR; Série Documentos; fale conosco; Aplicativo Leite sobre Rodas e Telessaúde da rBLH.

No quarto e último dia, as aulas abordaram o Programa de Qualidade da rBLH; sustentabilidade para rBLH-BR; construção de sustentabilidade no rBLH-BR; pensar em sustentabilidade no contexto da rBLH global (discussão e atividade prática); a importância da formação de vínculos entre cooperantes que trabalham em rede; o local de informação no rBLH-BR; BLH: recursos humanos, estrutura parque tecnológico – dificuldades do dia-a-dia, e rBLH no contexto da Agenda 2030.

Vejam as fotos e o vídeo da semana, com depoimentos das profissionais do INMP.

Para ver o vídeo, clique aqui.