Profissionais do Chile participaram do curso O modelo brasileiro de BLH: organização e ações práticas

Publicado em 12/12/2013 00h:00min.

No mês de dezembro de 2013, a rBLH-Br realizou seu primeiro curso “O modelo brasileiro de BLH: organização e ações práticas”, certificado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente “Fernandes Figueira”, oferecido para profissionais do Chile.
 
O curso ocorreu no período de 02 a 06 de dezembro de 2013, e contou com a participação de Lillian Natalia Matamala Valdes e Ana Gisela Asenjo Ibarra - Universidad de Concepción/Chile; Diego Alejandro Ruiz Fernandes - Instituto de Salud Pública de Chile; Paulina Andrea Pavez Marchant – da ONG Lactachile; e Paulina Paz Gallardo Jaramillo - Hospital Pediátrico Dr Luis Calvo Mackenna.
 
Na oportunidade, após serem recebidos pelo Diretor do IFF em seu gabinete, foram acolhidos pela coordenação e por toda equipe dos Bancos de Leite Humano da Maternidade Leila Diniz, da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do Hospital Universitário Antonio Pedro, do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz e do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, que mostraram toda a estrutura e o trabalho realizado por nossa rBLH-Br. 

Além de conhecerem os Bancos de Leite Humano, também puderam observar as atividades de grupo de gestantes e os atendimentos às mães com dificuldades para amamentar. Conheceram o trabalho realizado pela área de Cooperação Internacional da rBLH, do Laboratório de TeleSaúde do IFF/Fiocruz e do Núcleo de Ensino da rBLH e puderam apresentar os dados sobre amamentação e o modelo adotado pelo Chile para a coleta e distribuição de leite humano. 

Após o curso, a rBLH-Br recebeu palavras de agradecimento de Paulina Gallardo Jaramillo, que em nome de todos os participantes disse “Sabemos que tenemos un duro trabajo por delante, pero vuestra energía brasilera nos tendrá que dar fuerza y calor para poder lograr desarrollar este tremendo proyecto en nuestro querido Chile”.

     

Tags: