Publicado em 29/10/2021 17h:27min.
Lei Nº 7.547, que institui a data, visa impulsionar ações e conscientização sobre doação de leite humano e amamentação
O Estado do Piauí terá, a partir de 2022, um semana dedicada a estimular, informar e conscientizar sobre a doação de leite humano. Durante a semana do dia 19 de maio, os Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano receberão mais divulgação e, por meio de debates e eventos, temas importantes relacionados ao ato serão levados a profissionais da saúde e população.
A escolha da data dessa semana, 19 de maio, é em decorrência do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado neste dia. Para a nutricionista Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa, o único do estado, a Lei Nº 7.547 é uma oportunidade de crescimento das ações desenvolvidas nas áreas de doação de leite humano e amamentação, assim como na expansão da rede piauiense.
“Para o Piauí é uma conquista ter instituída essa lei, fazendo parte agora oficialmente da agenda de ações do estado. É uma medida em que se amplia a visibilidade e se aponta a importância real de estimular amamentação e doação de leite humano”, ressalta a coordenadora.
O estado possui ainda quatro Postos de Coleta de Leite Humano e a expectativa é que a lei possibilite a abertura de novos serviços. “A tendência é nós, além de melhorarmos os serviços já existentes, incentivarmos os gestores a ampliar a política de Bancos de Leite Humano no nosso estado”, completa Paz.
A Lei Nº 7.547 foi publicada no dia 5 de agosto de 2021 e pode ser conferida na imagem abaixo e no Diário Oficial do Governo do Piauí.