Publicado em 09/12/2019 11h:33min.
Petrópolis poderá participar da campanha “Agosto Dourado”, de incentivo a amamentação. É o que prevê o projeto de lei do vereador Maurinho Branco (PP), que foi votado em segunda discussão ontem (04) da Câmara Municipal e foi aprovado pelos parlamentares. Caso seja sancionado pelo prefeito, as ações previstas já serão realizadas em 2020.
A campanha foi lançada em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base na semana do aleitamento materno entre os dias 1 e 7 do oitavo mês. O objetivo é incentivar a amamentação. A cor representa o “padrão ouro de qualidade” do leite materno.
Na cidade, os objetivos da ação serão: incentivar a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e continuada até os dois anos ou mais; estimular a sociedade a promover, proteger e apoiar o aleitamento; divulgar informações sobre os benefícios da prática para as mães e bebês; sensibilizar os diversos segmentos da sociedade.
O Executivo também será responsável pela promoção de: seminário regional; ações em unidades de saúde, escolas, empresas e igrejas; palestras; divulgação em mídias; encontro de mães amamentando, o chamado “mamaço”. Todas estas ações poderão ser realizadas através de parcerias do poder público com outras entidades.
- Promover ações de conscientização e instituir o ‘Agosto Dourado’ no município é uma forma de incentivarmos o aleitamento materno e combatermos uma série de doenças oportunistas, às quais os bebês ficam expostos na falta desse alimento tão rico ao ponto de ser o suficiente para a saúde e desenvolvimento do bebê até os seis meses de idade – explicou Maurinho.
Por Wellington Daniel
Fonte: Diário de Petrópolis