Publicado em 13/02/2020 17h:48min.
O pesquisador João Aprígio Guerra de Almeida, do Instituto Fernandes Figueira/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi contemplado com um dos prêmios mais importantes do mundo na área da saúde, o Dr. Lee Jong-Wook.
O reconhecimento pela World Health Organization (WHO) deu-se pelo trabalho como coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, iniciativa fundamental para a redução da mortalidade infantil.
“O Brasil tem um trabalho inovador e estamos empenhados em ampliar essa rede dentro e fora do país. É uma satisfação contribuir para a redução da mortalidade infantil”, afirmou o pesquisador ao portal do Ministério da Saúde.
O banco de leite humano, que oferece leite materno a recém-nascidos de baixo peso, tornou-se referência mundial pelo fato de reunir baixo custo de investimento e alta tecnologia inovadora. Mais de 20 países espelham-se na iniciativa da Fiocruz em parceria com o Ministério da Saúde. A Rede Global de Bancos de Leite Humano possui 225 bancos, 212 postos de coleta, além de coleta domiciliar em alguns estados.
Por Carolina Barbosa
Fonte: https://vejario.abril.com.br/cidade/pesquisador-da-fiocruz-recebe-premio-internacional-de-saude/