Publicado em 13/09/2024 10h:06min.
O Dia Internacional da Cooperação Sul-Sul, comemorado em 12/9, marca a celebração da cooperação técnica internacional entre países em desenvolvimento. Para celebrar a data, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) destacou a parceria entre Brasil e Guatemala.
“De 2008 a 2017, o Brasil, em parceria com a Guatemala, implementou a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH) no país, promovendo o aleitamento materno e contribuindo para a redução da mortalidade infantil. Com diversas atividades de treinamento no Brasil e na Guatemala, a rBLH cresceu e se consolidou. Hoje, o país latino-americano conta com 14 unidades, impactando a saúde pública guatemalteca de forma significativa.
Entre 2020 e 2023, a coleta de 26.235 litros de leite beneficiou 53.026 recém-nascidos, reduzindo a morbidade e a mortalidade neonatal. O modelo brasileiro já foi implementado em 24 países, com mais de 120 bancos de leite humano, promovendo a Cooperação Sul-Sul e fortalecendo a saúde global. A cooperação Sul-Sul promove o desenvolvimento de países do Sul-Global e contribui para o avanço das metas da Agenda 2030.”, destacou a ABC via Instagram.
Vale destacar que recentemente foi lançado o Programa de Certificação Fiocruz de Bancos de Leite Humano (PCFioBLH) para países cooperantes, que conta com a inclusão da Guatemala. O Programa é uma inovação que visa assegurar a qualidade dos produtos, processos e serviços oferecidos pelos Bancos de Leite Humano, além de oferecer um sistema contínuo de avaliação e informação para melhorias.