Paraná/ Curitiba - Doação de leite materno despenca e hospital faz apelo a mulheres para salvar bebês

Publicado em 16/01/2020 18h:00min.

O Banco de Leite do Hospital Evangélico Mackenzie em Curitiba completou 21 anos nesta sexta-feira (20) com um desafio: ampliar o número de mães doadoras. Em 2019, o número de leitos na UTI neonatal aumentou 20 para 45, consequentemente, aumentou também a quantidade de leite materno materno consumido. Além disso, todo ano o hospital sofre queda na quantidade de leite no período de férias escolares. Na última quinta-feira (19), por exemplo, as geladeiras do banco estavam praticamente vazias.

E doar não é difícil. Basta ligar para o telefone (41) 3240-5117 que a equipe do Evangélico Mackenzie vai até a casa da doadora orientar e entregar o kit de coleta. Uma semana depois, a equipe passa novamente para pegar o leite. Mas atenção: o serviço é apenas para Curitiba.

Rosane da Silva, enfermeira responsável pelo Banco de Leite, lembra que muitas mães acabam descartando o leite que sobra na amamentação de seus bebês. Esse leite que vai para o lixo pode fazer muita diferença para as crianças internadas. “A ajuda dessas mães pode salvar vidas. Se a mulher se propuser a coletar 10 ml de leite cinco vezes ao dia, no fim do dia ela já tem um frasco cheio”, ressalta Rosane.

Por: Marcos Xavier Vicente

Fonte: https://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/doacao-de-leite-materno-despenca-e-hospital-faz-apelo-a-mulheres-para-salvar-bebes/