Paraná - Banco de leite humano da Santa Casa necessita de doações

Publicado em 20/01/2020 19h:49min.

As férias de fim de ano fizeram com que as doações de leite materno na Santa Casa de Campo Mourão diminuíssem consideravelmente. Com os estoques em baixa e a mesma demanda, o Banco de Leite do Hospital só consegue suprir as necessidades dos bebês da UTI neonatal.

“Está faltando para aqueles que as mães, por algum problema, não conseguem amamentar”, explica a nutricionista responsável, Larissa Gobbi Teixeira. Ela pede que as mães que estão amamentando procurem o Banco de Leite para fazerem a doação. Para ser doadora, a mulher deve estar saudável, não ter vícios e não tomar medicamentos que interferem na amamentação.

Inaugurado em maio de 2018, a partir de uma parceria entre o Rotary Club, a Secretaria de Estado de Saúde e a Secretária de Saúde de Campo Mourão, o Banco de Leite é uma iniciativa do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, com a finalidade de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada, contribuindo, assim, para a diminuição dos índices da mortalidade infantil. Antes da inauguração do Banco de Leite da Santa Casa, o leite coletado em Campo Mourão era pasteurizado no HU em Maringá para, depois, retornar à Santa Casa.

A nutricionista explica que o leite doado passa por um rigoroso processo de seleção e depois segue para classificação e pasteurização. “Além disso, o Banco de Leite é um Centro de Treinamento aberto a toda comunidade, atendendo mulheres com dificuldades para amamentar ou intercorrência na amamentação”, informa Larissa.

O Banco de Leite funciona de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 13h às 18h. Mais informações pelos telefones (44) 3810 – 2100 (ramal 2270) ou celular (44) 98453 – 3633.

Fonte: https://tribunadointerior.com.br/campo-mourao/banco-de-leite-humano-da-santa-casa-necessita-de-doacoes