Publicado em 24/10/2019 17h:55min.
Nesta quarta-feira (23), no Palácio dos Despachos, a Fundação Santa Casa de Misericórdia recebeu um veículo doado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-Sebrae/PA em parceria com o Governo do Estado.
Segundo o Diretor-Presidente do Sebrae (PA), Rubens Magno, a caminhonete fazia parte de um bem patrimonial da entidade que foi totalmente reformada e regularizada para ser doada ao Programa de Doação de leite materno a bebês prematuros nascidos no Hospital.
"O veículo não atendia mais as necessidades do Sebrae e seria leiloado. Mas nos sensibilizamos com a causa. É a primeira vez que estamos fazendo esse tipo de doação e estamos felizes em poder salvar vidas", disse Rubens Magno.
Segundo o Presidente da Santa Casa, Bruno Carmona, a nobre iniciativa do Sebrae é muito bem vinda e significativa, pois já havia uma necessidade de ter outro carro para fortalecer o serviço de coleta.
"Tínhamos um veículo antigo que prejudicava esse trabalho. Por conta disso, caiu pela metade a captação que antes era de 460 litros de leite. Agora com o veículo doado podemos superar a demanda e atingir até 500 litros", explicou Carmona.
O ato simbólico aconteceu na presença do Governador, Helder Barbalho; do Vice-Governador, Lúcio Vale; do titular da Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), Alberto Beltrame, e da Secretária-adjunta, Ivete Vaz.
"Isso aqui demonstra a nossa priorização em buscar parceiros que estejam dispostos a colaborar conosco. Também reforça essa importante iniciativa que permite que o banco de leite da Santa Casa seja fortalecido para atender as crianças, os bebês que chegam à vida, fortalecendo a missão do Hospital e do nosso governo que é cuidar de gente", conclui o governador.
Banco – Com pouco mais de três décadas de existência, o Banco de Leite Humano da Santa Casa do Pará é um dos maiores do país. Responsável pela promoção de ações destinadas a incentivar o aleitamento materno, e ainda pela coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do excedente de leite humano das doadoras, incluindo mães de recém-nascidos que não podem mamar.
Em 2013, de acordo com um relatório da instituição, o Banco de Leite foi o responsável pela coleta e distribuição de leite para cerca de 900 bebês internados na Santa Casa. Os recém-nascidos prematuros são a maioria entre o público beneficiado.
O projeto, que tem parceria com o Corpo de Bombeiros, é reconhecido nacionalmente e já recebeu importantes prêmios e certificações pelos relevantes serviços prestados em favor da saúde da mulher e da criança.
Após a captação do leite, todo um processo é iniciado dentro do Banco. O leite humano passa por um controle de qualidade rigoroso, que acompanha as regulamentações do Ministério da Saúde.
Cuidados – Podem ser doadoras, mulheres que estão amamentando, apresentem excesso de leite, estejam em boas condições de saúde, não façam uso de medicamentos que impeçam a doação e estejam disponíveis a coletar e a doar o excedente.
O leite precisa ser coletado com um frasco específico para esse fim. Deve conter tampa plástica, podendo ser de café solúvel ou maionese, sem rótulo. É necessário ser limpo com água e sabão e fervido por 15 minutos. O leite precisa ser retirado depois que o bebê mamar ou quando as mamas estiverem muito cheias. Após retirar, a doadora precisa armazenar o frasco diretamente no congelador.
Serviço - As doadoras ou aquelas que tenham interesse em doar podem entrar em contato pelos telefones: 4009-2212 / 4009-0375 ou pelo site da Santa Casa e do Corpo de Bombeiros do Pará . A doadora não precisa ir até a Santa Casa. Uma equipe do projeto Bombeiros da Vida utiliza o veículo para se deslocar até o domicílio de doador.
Por: Jackie Carrera (SECOM)
Fonte:https://www.agenciapara.com.br/noticia/15888