Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM - 2014

Publicado em 24/07/2014 00h:00min.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Em setembro de 2000, na Assembleia Geral das Nações Unidas, 191 Estados Membros, dentre os quais o Brasil, assinaram a “Declaração do Milênio”, com o compromisso de atingir até 2015, os “8 Objetivos do Desenvolvimento do Milênio” (ODM).

A 'Declaração do Milénio' é um documento histórico para o novo século, que deu origem a uma série de objetivos de desenvolvimento concretos e mensuráveis conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Saiba mais...

Para atingir os 8 objetivos, a ONU apresentou um conjunto de 18 metas, a serem monitoradas por 48 indicadores.
Objetivo 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome.

Meta 1 - Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda inferior a 1 dólar PPC por dia.
Meta 2 - Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população que sofre de fome.   

Objetivo 2 - Atingir o ensino básico universal.

Meta 3 - Garantir que, até 2015, as crianças de ambos os sexos concluam o ensino elementar.

 

 

Objetivo 3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

Meta 4 - Eliminar a disparidade entre os sexos no ensino primário e secundário.

 

 

Objetivo 4 - Reduzir a mortalidade na infância.

Meta 5 - Reduzir em 2/3, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.

 

 

Objetivo 5 - Melhorar a saúde materna.

Meta 6 - Reduzir em 3/4, até 2015, a taxa de mortalidade materna.

 

 

 

Objetivo 6 - Combater o HIV/Aids, a Malária e outras doenças.

Meta 7 - Até 2015, ter detido e começado a reverter a propagação do HIV/Aids.
Meta 8 - Até 2015, ter detido e começado a reverter a propagação da Malária e outras doenças.

 

Objetivo 7 - Garantir a sustentabilidade ambiental.

Meta 9 - Integrar os princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
Meta 10 - Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável e esgotamento sanitário.
Meta 11 - Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa na vida de pelo menos 100 milhões de habitantes de assentamentos precários.

Objetivo 8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Meta 12 - Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório.

Meta 13 - Atender as necessidades dos países menos desenvolvidos, incluindo um regime isento de direitos e não sujeito a cotas para as exportações dos países menos desenvolvidos; um programa reforçado de redução da dívida dos países pobres muito endividados e anulação da dívida bilateral oficial; e uma ajuda pública para o desenvolvimento mais generosa aos países empenhados na luta contra a pobreza.

Meta 14 - Atender às necessidades especiais dos países sem acesso ao mar e dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Meta 15 - Tratar Globalmente o Problema da Dívida dos Países em Desenvolvimento, Mediante Medidas Nacionais e Internacionais de Modo a Tornar a Sua Dívida Sustentável.

Meta 16 - Em Cooperação com os Países em Desenvolvimento, Formular e Executar Estratégias que Permitam que os Jovens Obtenham um Trabalho Digno e Produtivo.

Meta 17- Em Cooperação com as Empresas Farmacêuticas, Proporcionar o
Acesso a Medicamentos Essenciais a Preços Acessíveis, nos Países em Vias de Desenvolvimento.

Meta 18 - Em Cooperação com o Setor Privado, Tornar Acessíveis os Benefícios das Novas Tecnologias, em Especial das Tecnologias de Informação e de Comunicações.

Segundo o ‘Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2010’, "em 2008, a taxa de mortalidade na infância no Brasil era 22,8 óbitos por mil NV, com redução consistente em todas as regiões do país nos últimos anos. Desde 1990, ano-base para comparação do avanço dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), até 2008, a redução nacional média foi de 58%, com diferenças regionais: 62% na região Nordeste, 57% na região Sul, 55% na região Sudeste e 53% nas regiões Norte e Centro-Oeste".

"O principal indicador da segunda meta [ODM 1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome] é a porcentagem de crianças de zero a quatro anos com peso abaixo do esperado para sua idade, tendo como referência as curvas de crescimento de crianças saudáveis e bem alimentadas da Organização Mundial da Saúde (divulgadas em 2006). Em 1996, 4,2% das crianças brasileiras de zero a quatro anos tinham peso bem abaixo do esperado para a sua idade. Em 2006, essa porcentagem havia se reduzido a menos da metade, passando a 1,8%". Conheça o Relatório (em pdf).

Os Bancos de Leite Humano trabalham como componentes estratégicos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com ênfase na redução da mortalidade infantil.

A promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno se relaciona com os Objetivos do Milênio – ODM. Saiba mais...

24/07/2014