O Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira participou da Ação Cidadania PcD na Maré

Publicado em 27/09/2023 14h:23min.

No último sábado, 23 de setembro, aconteceu no Centro de Artes da Maré a Ação Cidadania PcD,  em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21/09, e também do aniversário de 69 anos da ENSP.

A ação foi promovida pela Fiocruz, e contou com a participação da Presidência da Fiocruz, representada pelo Coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da Presidência, Valber Frutuoso, da Ensp, representada pelo diretor Marcos Menezes, IFF, representado pelo diretor Antônio Meirelles e ASFOC, representada pelo Vice-Presidente Paulo Garrido. Participaram também do evento a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência/MS, representada pela Secretária Ana Paula Feminella, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, e por organizações da própria comunidade, como o Especiais da Maré (coletivo de pais/responsáveis em busca de melhorias da qualidade de vida dos PCDs da Maré) , a Luta pela Paz (ONG) e o Acolhe PcD (ONG).

A programação contou com diversas atividades, apresentações e oficinas voltadas a pessoas com deficiência, familiares, profissionais de saúde e o público em geral, como a oficina de libras, os stands com orientações sobre fisioterapia, políticas de assistência social do município do RJ , apresentação de capoeira da ONG Luta pela Paz, dentre outros.

O BLH do Instituto Fernandes Figueira não ficou de fora, e contou com a participação de seus profissionais, que levaram o tema Aleitamento Materno Inclusivo para o evento, fruto da ação Inter unidades firmada entre a Ensp e IFF. Além da exposição dos banners alusivos ao tema, foi montado um stand com materiais relativos à amamentação, onde os participantes do evento podiam tirar dúvidas ou conversar sobre a temática.

Por volta das 11 horas, Laís Costa, pesquisadora da Ensp e idealizadora do evento, convocou a todas as autoridades e público presente a formar uma Roda de Conversa, com objetivo de escutar as vivências de Pessoas com Deficiência em Favelas, permitindo que os PcDs moradores da comunidade pudessem falar de suas vivências para autoridades presentes. O momento marcado por muita emoção e reflexões acerca da importância das instituições de saúde ocuparem os territórios, se aproximando mais da população.

O Diretor Marcos Menezes vibrou com evento e exaltou o fato de termos pela primeira vez no evento da Conferência Nacional de Saúde, a inclusão do tema PCD.
Já o Diretor do IFF, Tom Meirelles, mencionou o empenho do Instituto para atender de forma efetiva aos pacientes PcDs recebidos no hospital e destacou a importância da participação da Assistência Social do IFF e da rBLH no evento, bem como o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Rede ao longo dos anos. Tom concluiu sua fala exaltando a participação das integrantes do BLH IFF, que em parceria com a Ensp vem desenvolvendo o aleitamento inclusivo.

Ao final da roda de conversa, Laís agradeceu a parceria de todas as unidades, entidades governamentais e não governamentais nesta luta em favor das pessoas com deficiência e chamou a enfermeira do BLH do IFF, Rafaele Ribeiro,  para agradecer a disponibilidade, e divulgar o trabalho do Banco de Leite do IFF no aleitamento materno inclusivo.

Confira mais imagens do evento.