O Hospital Universitário Virgen del Rocío, em Sevilha/Espanha, foi o ponto de encontro e debate sobre a importância da amamentação para a saúde dos pequenos pacientes do hospital. O evento, que contou com a participação de mais de 50 profissionais, foi conduzido pela neonatologista responsável pelo Banco de Leite do Centro, Ana Isabel Garrido. Na ocasião debateram sobre a importância dos bancos de leite humano para os hospitais públicos, com destaque sobre a inclusão da promoção da amamentação nos diferentes desafios das políticas de saúde pública.
A sessão contou com uma palestra magistral do Dr. João Aprigio Guerra de Almeida, da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, do Ministério da Saúde do Brasil, que compartilhou a estratégia brasileira de promoção da amamentação no Brasil.
"O leite materno para bebês prematuros é mais do que um alimento, é um medicamento que os protege e os ajuda a superar as dificuldades do seu nascimento prematuro. Especificamente, o recebimento de leite humano doado nos primeiros dias, até que a mãe possa iniciar a amamentação, melhora o trânsito intestinal, promove uma melhor tolerância digestiva e favorece uma melhor absorção dos nutrientes. O consumo de leite materno doado reduz as infecções graves generalizadas em prematuros e combate a necrose intestinal".
O Banco de Doação de Leite Materno do Virgen del Rocío foi inaugurado em 2016 no Hospital da Mulher. Atualmente, ele armazena e distribui esse alimento para outros hospitais de Sevilha, Huelva e Cádiz.
A jornada "Inclusão da promoção da amamentação nos diferentes desafios das políticas de saúde pública" serviu como antecedente à celebração do XI Congresso Nacional de Bancos de Leite Humano, que começou no dia 22 de novembro na sede do Ilustre Colégio Oficial de Enfermagem de Sevilha (ICOES). Este evento de caráter nacional da Associação Espanhola de Bancos de Leite Humano (AEBLH) foi realizado em formato misto, presencial e on-line, e contou com especialistas de renome que abordaram temas-chave: a doação e promoção da amamentação; procedimentos nos bancos de leite e horizontes de pesquisa, entre outros muitos assuntos.
Fonte: hospitaluvrocio