1ª OFICINA DA REDE SUL-MATO-GROSSENSE DE BANCOS DE LEITE HUMANO

No dia 28 de maio de 2024 foi realizado o primeiro encontro da oficina com Dra. Miriam Oliveira dos Santos, abordando os temas: Tecnologia para gerenciamento das doações de leite humano e PCFio – Principais pontos críticos nos processos de trabalho. O evento teve a presença de profissionais dos cinco Bancos de Leite Humano (BLH) do estado, as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Vigilância Sanitária e os hospitais que pretendem implantar um posto de coleta ou BLH. Além disso, Miriam presenteou cada BLH com um frasco de vidro da Rede BLH. No final da palestra, Miriam recebeu uma gravura de um ipê branco do pintor sul mato grossense Isaac de Oliveira. O ipê é arvore símbolo de Mato Grosso do Sul e o Ipê branco tornou-se símbolo do aleitamento materno.

No dia 29, Dra. Miriam visitou o BLH do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, localizado na cidade do Dourados.

No encontro do dia 04 de junho, no período da manhã foi realizado a entrega de um bonsai para os “Amigos dos BLH” como reconhecimento e agradecimento público, dos cinco BLH do estado, aos parceiros da rede sul mato grossense de BLH. Receberam as homenagens: Corpo de Bombeiros Militar, Sociedade de Pediatria de Mato Grosso do Sul, Rotary Club, Farmácia Attive Care e Defensoria Pública Estadual. Logo a seguir, Danielle Aparecida da Silva proferiu a palestra com o tema Banco de Leite Humano: Uma estratégia de segurança alimentar e nutricional para RN e lactentes. No final da palestra, Danielle também foi agraciada com a gravura de ipê branco. No período da tarde foi realizado o encontro com os BLH e gestores dos hospitais que possuem BLH e aqueles que possuem a intenção de implantar um BLH ou posto de coleta.