Publicado em 13/10/2022 00h:00min.
Concretizando a retomada da Cooperação Internacional com Cabo Verde, no período de 29 de agosto a 9 de setembro, foi realizada uma missão técnica, patrocinada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), para implementação do segundo Banco de Leite Humano (BLH) do país, no âmbito do projeto "Apoio Técnico para Implantação de Banco de Leite Humano em Cabo Verde - fase II".
A delegação brasileira foi integrada por Miriam Oliveira dos Santos, Coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno do Distrito Federal, e Fernanda Viana Pereira da Luz, Enfermeira do BLH do Hospital Regional de Planaltina do Distrito Federal, indicadas pela coordenação da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH), bem como por Anna Cristina Bittencourt Pérez, analista de cooperação da ABC. A missão foi iniciada com reunião preliminar entre a delegação brasileira e a equipe cabo-verdiana, composta pela responsável do projeto no Ministério da Saúde, Irina Spencer, pelo Conselho de Administração do Hospital Batista de Sousa, pelos técnicos do BLH de Praia e pelos técnicos que deverão trabalhar no BLH de São Vicente.
Em 1º de setembro, o BLH do Hospital Batista de Sousa foi inaugurado. No mesmo dia, a delegação brasileira deu início ao treinamento de cinco técnicas que atuarão no BLH. No que tange ao treinamento prático, a delegação brasileira conseguiu demonstrar e executar, juntamente com a equipe local, todos os procedimentos relativos ao processamento do leite humano, desde a recolha, armazenagem, pasteurização e controle microbiológico sobre a qualidade do leite. Desse modo, o ciclo completo até chegar ao produto final, pronto para ser administrado aos recém-nascidos, foi concluído sob orientação, direção e supervisão brasileiras.
No último dia, a equipe brasileira teve a oportunidade de monitorar os trabalhos e as práticas que vêm sendo seguidas no BLH do Hospital Agostinho Neto (HAN), em Praia. Foi também realizada reunião com o diretor do hospital, Imaduêno Cabral, que salientou ser um orgulho para Cabo Verde fazer parte da Rede Global de Bancos de Leite Humano. Na ocasião, ao agradecer por todo o empenho e disponibilidade da equipe brasileira, destacou o desejo daquela instituição em continuar a receber a assessoria técnica da cooperação brasileira. Expressou que a manutenção dessa parceria será fundamental para que o HAN possa consolidar a sua posição de referência para o país.
Ao final, as equipes brasileira e cabo-verdiana louvaram as realizações alcançadas em mais de uma década de cooperação no tema, sublinhando que esse resultado só foi possível com muito trabalho e esforço. A parte brasileira manifestou sua satisfação em ter contado com a participação das técnicas cabo-verdianas do BLH de Praia em todas as atividades, e com o compromisso de toda a equipe do HBS para viabilizar e concretizar o funcionamento do segundo BLH de Cabo Verde.
Veja as fotos a seguir.