Publicado em 05/08/2021 17h:06min.
Evento ressaltou a necessidade de unir esforços para informar e sensibilizar a população sobre os benefícios do aleitamento materno e contou com a participação do coordenador da rBLH
A Semana Mundial de Aleitamento Materno 2021 no México foi marcada pela realização do Terceiro Fórum Internacional de Aleitamento Materno, entre os dias 2 e 4 de agosto. Promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de Quintana Roo, o evento virtual reuniu especialistas mexicanos e internacionais que abordaram o cenário atual da amamentação frente aos desafios e mudanças provocados pela pandemia de Covid-19.
Em consonância com o tema da Smam 2021 “Proteger o Aleitamento Materno: Uma responsabilidade compartilhada”, a Secretária de Saúde e Diretora Geral de Serviços Estaduais de Saúde em Quintana Roo, Alejandra Aguirre Crespo, ressaltou que a pandemia de Covid-19 se tornou mais uma razão que a amamentação tenha uma rede de apoio que inclua os sistemas de saúde e comunidades em todos os níveis da sociedade.
Segundo ela, deve-se desenvolver um ambiente propício à proteção da amamentação, em que haja a informação da população sobre os benefícios do aleitamento materno, o envolvimentos dos profissionais da saúde para atuarem em sua defesa e promoção; o respeito a esse direito pelos empregadores e a proteção contra a influência da indústria de produtos substitutos do leite humano.
O coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano, João Aprigio Guerra de Almeida, participou do Fórum no dia 5 e apresentou o trabalho realizado pela Rede em sua atuação diante dos objetivos da saúde público no contexto global, no âmbito da Agenda 2030. Aprigio reforçou o papel estratégico dos Bancos de Leite Humano como casa de apoio ao aleitamento materno.
O evento, além de celebrar a Smam 2021, também foi uma iniciativa de atualização e capacitação dos profissionais da saúde e, nos três dias, abordou temas como Covid-19 e amamentação (ações no Banco de Leite Humano e lactação); Colostroterapia; Vacinação contra SARS-CoV-2 em mulheres grávidas e puérperas e seu impacto na amamentação e proteção no recém-nascido; Microbiota no leite humano e seu impacto na saúde, entre outros.
Com informações de Servicios Estatales de Salud de Quintana Roo