Um trabalho com mãe de bebê hospitalizado: Referência de Minas Gerais

Publicado em 25/10/2011 00h:00min.

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, Centro de Referência para o Estado de Minas Gerais, completará em 2011, 25 anos trabalhando a favor do aleitamento materno, doação de leite humano e distribuindo o leite humano com qualidade certificada.
Dentre os muitos trabalhos realizados pelo serviço, encontra-se as oficinas lúdicas desenvolvidas para as mães que estão com seus bebês internados nas unidades neonatais e UTI.

A mulher-mãe que fica com seu bebê hospitalizado por prematuridade ou outra patologia, tem suas emoções bloqueadas pelo sofrimento e angústia frente ao inesperado da internação, que muitas vezes tem um longo período.

Pensando em manter a lactação nesses grupos com forte risco para o desmame precoce, a equipe multiprofissional do Banco de Leite Humano desenvolveu um projeto de oficinas lúdicas: através do lúdico e do prazer associado à atividade realizada, cada mulher-mãe trabalha a integração com outras mulheres que passam pela mesma vivência. Dessa forma, é trabalhado o sentimento de pertencimento, estimulando novas possiblidades frente a dor. As emoções passam a fluir de maneira mais espontânea, contribuindo assim para maior descontração, alegria e com a possiblidade de aumento da produção láctea. Esta oficina é desenvolvida uma vez ao mês, onde as mães tecem pequenos trabalhos manuais como móbiles, cabides, porta objetos, dentre outros utensílios para os bebês.