Publicado em 14/08/2020 09h:19min.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno - Agosto Dourado - será realizada em Londrina e Região na modalidade à distância, através da plataforma RUTE/HU do Hospital Universitário (HU/UEL). No Paraná, nesta edição, os organizadores realizarão o Agosto Dourado juntamente com outra campanha, o Agosto Azul, de conscientização e de incentivo à paternidade responsável. A campanha é organizada pelo Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina (CALMA).
O Banco de Leite Humano do HU/UEL atua em duas vertentes. A primeira é a captação de leite excedente doado por mães que estão amamentando. O leite doado passa por um processamento rigoroso para depois ser enviado aos bebês prematuros, de baixo peso, internados no hospital. Para ser doadora, as mães precisam estar amamentando, perceber que há excedente e com os exames do pré-natal normais. Basta procurar o Banco de Leite e a equipe vai fazer a orientação na casa da doadora, entregando os materiais necessários para a coleta.
A segunda frente do Banco de Leite é o manejo do aleitamento materno com o objetivo de atender e orientar as mães que têm dificuldade com a amamentação. As dificuldades vão desde a falta de pega do bebê até uma mastite ou machucado no peito. As mulheres que precisarem de atendimento devem ligar ao órgão, pelo telefone 3371-2390, para agendar um horário.
Programação - A Semana Mundial de Aleitamento Materno - Agosto Dourado e Azul Londrina e Região tem agendadas várias webconferências. Confira a programação completa da Semana Mundial de Aleitamento Materno.
Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui.
Texto: Reinaldo C. Zanardi