Novo Projeto no Distrito Federal - 2009

Publicado em 27/05/2009 00h:00min.

Na manhã da última terça-feira, dia 26 de maio, no Hospital Regional de Ceilândia/DF, houve o lançamento do Projeto "Mãezinha Brasiliense" que, de acordo com a  Secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Pedrosa, tem como objetivo conhecer o núcleo familiar das mães atendidas na rede pública de saúde e identificar situações de risco como pobreza extrema, filhos fora da escola, problemas com drogas, entre outras, as quais poderão ser ajudadas por outros programas sociais do governo do Distrito Federal. 
 
As mulheres-mães que estavam de alta hospitalar receberam uma bolsa com kit enxoval composto por 20 peças: fraldas, lenços umedecidos, pomada, roupas, cobertor, toalha com capuz e trocador de fraldas. À tarde foram as mães do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) que tiveram o privilégio de receber o kit. A equipe do Projeto vai visitar todas as maternidades do Distrito Federal até o final desta semana.

Para o Governador José Roberto Arruda, este Projeto é um ato de amor que vai dar às mães atenção especial no momento de ter um filho”. Arruda observou que o kit enxoval é “parte visível” do projeto, o qual, por meio da parceria entre as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, irá proporcionar uma atenção especial às mães com atendimento mais humanizado nas maternidades públicas do DF.

O cuidado com o aleitamento materno foi um ponto frisado pelo Governador que pediu às mães que doassem o excesso de leite para os Bancos de Leite Humano para que outros bebês pudessem ser beneficiados. O Governador incentivou as  mulheres a amamentarem seus filhos  porque “crianças amamentadas têm boa saúde, são mais felizes e serão adultos saudáveis”.