Pernambuco - Campanha pede leite materno para bebê, filho de grávida morta pela covid-19

Publicado em 08/04/2020 21h:33min.

Uma onda de solidariedade se espalhou nas redes sociais para ajudar o bebê da fisioterapeuta, morta no último domingo, vítima da covid-19. O pedido é por doação de leito materno destinado à criança que está internada na UTI do hospital da Unimed. “A gente faz esse apelo a todas as mães que possam ajudar nesse momento. Não é só para ele. Muitas outras crianças estão precisando. Ele é só a porta de entrada. Essa doação vai ajudar a salvar a vida de muitos outros bebês”, diz uma das amigas da fisioterapeuta.

Em nota, a Unimed divulgou que o banco de leite humano da unidade Recife está com estoque baixo devido ao período de isolamento social imposto por conta do aumento dos casos de covid-19. “Neste momento, toda doação é bem-vinda para todos os pacientes internados na unidade e o transporte do leite pode ser feito pela própria Unimed Recife. Além disso, o cadastro das mães doadoras pode ser realizado por telefone”, afirma o comunicado.

Para doar, é preciso seguir alguns critérios de segurança: estar em processo de amamentação, não estar gripada ou fazendo tratamento para nenhum tipo de infecção. É necessário também ter em mãos resultados de exame para sífilis, hepatite B, HIV e hemograma, de preferência recentes. Na ficha cadastral, que pode ser feita através do número (81) 3413-9175, serão coletados dados gerais, como idade e nome, além de informações sobre hábitos da mãe.

Preenchida a ficha cadastral e com o resultado dos exames em mãos, o hospital vai buscar o leite na casa da doadora, desde que esteja dentro da Região Metropolitana do Recife. “A unidade garante que não falta alimento para os bebês atendidos, mas que é importante a colaboração da sociedade civil para o aumento dos estoques de leite humano durante este período de isolamento social”, reforça a nota da Unimed.

Por: Ciara Carvalho
Foto: Luisi Marques / JC Imagem

Fonte:https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2020/04/5605197-campanha-pede-leit...