Com estoque baixo, banco de leite humano de Criciúma precisa de doações

Publicado em 06/02/2020 16h:28min.

O estoque do banco de leite humano de Criciúma, que atende os bebês prematuros nascidos no Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (HMISC), precisa de reforço. Atualmente, 16 mulheres entre as 41 cadastradas continuam ativas, mas o volume doado representa somente um quinto da quantidade necessária. São cerca de 10 litros mensais, quando o ideal seriam 50 litros.

Assim como nos bancos de sangue, o volume de doações de leite humano também cai no verão. Para que nenhum recém-nascido fique sem o alimento, a nutricionista Tamilis Borges, coordenadora do Banco de Leite Humano do HMISC reforça a importância de manter o hábito da doação, ou ainda de aproveitar o período de férias para se cadastrar como nova doadora.

— Os bebês que nascem prematuros dentro da nossa unidade recebem alimentação diretamente do leite materno, que é totalmente seguro, alimento imunomodulador, com densidade calórica calculada, com vitaminas, calorias e nutrientes, ou seja, tudo que o bebê precisa e totalmente diferente, por exemplo, de uma fórmula infantil (produto industrializado) — observa a nutricionista.

O banco foi inaugurado em agosto do ano passado, e até o momento, doze bebês foram beneficiados. Para que a criança receba o alimento, é avaliado o grau de gravidade, se é de baixo peso e se a mãe no momento não fornece o leite necessário para o filho. O leite humano é considerado pelo Ministério da Saúde o principal fator de redução da mortalidade na infância. Cada 300 mililitros do alimento sustentam, em média, 10 recém-nascidos.
Como se cadastrar e doar

As doadoras precisam ser saudáveis e não estar fazendo uso de antibióticos. Elas devem ir até o HMISC (Rua Venceslau Braz, Bairro Operária Nova - Criciúma) e procurar o banco de leite para cadastramento. O único exame feito é o de sangue, para informações não prestadas no pré-natal.

Após o exame de sangue, as mães que podem ser doadoras recebem os frascos esterilizados. Após 15 dias, o banco de leite faz a coleta a domicílio, com temperatura controlada. Para mais informações, as mulheres interessadas podem entrar em contato pelo telefone (48) 3445-8780.

Foto: Luís C. Kriewall Filho

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/noticias/com-estoque-baixo-banco-de-leite-humano-de-criciuma-precisa-de-doacoes