O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Antônio Pedro tem por objetivo promover a saúde da mulher e da criança por meio de iniciativas de integração, com um trabalho diferenciado, de modo que reforce tanto a auto-estima da mãe quanto a garantia de uma boa alimentação para o bebê. Durante as campanhas de doação promovidas por esse setor do hospital, as doações têm um aumento significativo, o que contribui para manter a quantidade ideal para alimentar os pequenos que estão internados na UTI Neonatal do Huap.
O Banco de Leite Humano do Huap atua diretamente no campo da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno aos lactentes impossibilitados de recebê-lo de sua genitora na região Metropolitana II, que abrange, além de Niterói, as cidades de Itaboraí, Maricá, Rio Bonito, São Gonçalo, Silva Jardim e Tanguá.
Como faço para doar?
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras. Apesar de sua importância, nem toda mãe que está na fase de amamentação e tem leite excedente sabe como fazer para doar. O processo é muito simples!
O Banco de Leite Humano do Huap ensina como fazer a ordenha e retira o leite na casa da doadora. Basta realizar um cadastro que uma equipe de saúde especializada irá acompanhar todo o processo de aleitamento materno.
Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. As mulheres interessadas em doar leite podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário Antonio Pedro - Huap, no telefone (21) 2629-9234. Quem preferir pode visitar pessoalmente o Banco de Leite do Huap, na AV. Marquês do Paraná, 303, térreo, Centro, Niterói.
Fonte: Portal da UFF - Universidade Federal Fluminense