Publicado em 23/07/2018 10h:04min.
Taxistas de Manaus realizam semanalmente um trabalho voluntário que ajuda bebês prematuros. Eles se revezam e, todas as quartas-feiras, fazem o transporte de frascos de vidro contendo leite materno doado. Eles partem das casas de doadoras até o Banco de Leite Humano (BLH) Fesinha Anzoategui, no bairro Cachoeirinha, Zona Sul de Manaus. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o transporte gratuito começou há oito anos.
“Abraçamos o Projeto Taxista Apoiador do Aleitamento Materno sem pensar duas vezes. Os colaboradores motoristas se empenham com amor na coleta e entrega de kits de doação de leite materno”, disse o sócio-proprietário da empresa de táxi, Edney Raposo, por meio de assessoria.
Todas as semanas os taxistas voluntários se revezam. A coleta externa no domicílio da doadora é realizada por um taxista e uma profissional técnica de enfermagem, que dá as orientações para a mãe sobre o manejo na extração do leite.
“Essa parceria com os taxistas foi uma vitória. Encontramos pessoas generosas. Com o apoio deles, conseguimos atender todas as mães que estão com os seus recém-nascidos em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais, nas Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e nas Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), de Manaus”, disse a enfermeira Tânia Ramires.
O leite materno doado atende recém-nascidos que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães.
O BLH Fesinha Anzoategui funciona desde 3 de agosto de 2010, como uma unidade de saúde de proteção social, oferecendo apoio às mães impossibilitadas de amamentar, sendo ofertado para os recém-nascidos leite humano pasteurizado. De acordo com a Susam, a unidade já ajudou a salvar a vida de 21.884 crianças, somando mais de 5 mil litros de leite humano pasteurizado arrecadados em doações de 5.439 mães.
Extraído de: G1 AM