rBLH realiza curso de gestão da informação em Bancos de Leite Humano no Equador

Publicado em 28/06/2017 15h:52min.

De 19 a 21 de junho, especialistas da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) estiveram na cidade de Quito, no Equador, para dar continuidade ao projeto de cooperação "Fortalecimento e consolidação de capacidades técnicas para gerir a Rede Equatoriana de Bancos de Leite Humano" sendo, neste período, realizado o curso "Gestão e Informação em Bancos de Leite Humano II: ferramentas de gestão para a certificação". Esta etapa faz parte do resultado R2 "Sistema de información y sistema de gestión de BLH desarrollado para todos los BLHs del país".

O curso foi ministrado pelo coordenador do Laboratório de Controle de Qualidade em Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Jonas Borges da Silva, e pela consultora da rBLH, Fernanda de Oliveira Lopes, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O encontro aconteceu no mezanino do Ministério de Saúde Pública (MSP) do Equador e contou com o apoio dos Departamentos de Nutrição e de Relações Internacionais do país. O treinamento teve como objetivo capacitar os gestores dos nove bancos de leite do Equador na utilização de ferramentas de gestão da informação para a tomada de decisões nos diferentes níveis de complexidade.

De acordo com Jonas Borges, a missão possibilitou o estreitamento de laços entre os participantes, a revisão de conceitos técnicos sobre processamento e controle de qualidade e a definição de estratégias operacionais para maximizar os resultados futuros.

"Nossa expectativa foi no sentido de empoderar os participantes na obtenção e identificação de dados a serem transformados em informação importante para a tomada de decisão na gestão do banco de leite humano", destaca Jonas Borges.

Estiveram presentes em diferentes momentos do evento, a ministra da saúde do Equador, Maria Verônica Espinosa; a diretora do Departamento de Nutrição do MSP, Mariana Pihuave Nacif; os assessores do Departamento de Nutrição do MSP, Sara Saavedra e Mario Viteri; e o diplomata da Embaixada do Brasil no Equador, Felipe Dutra.

Confira a programação completa:

19 de junio
Mañana

8h Registro de participantes.
9h Bienvenida y Apertura.
9h30 Sistema de Información y Producción – revisando el sistema.
13h Almuerzo.

Tarde
14h30 Sistema de Información y Producción – revisando el sistema.

20 de junio
Mañana
8h Registro de participantes.
8h Reflexiones de la práctica de gestión en BLHs.
13h Almuerzo.

Tarde
14h30 Cambiando dato en información.

21 de junio
Mañana

8h Registro de participantes.
8h Gestión de procesos y productos.
13h Almuerzo.

Tarde
14h30 Gestión de procesos y productos.
16h30 Cierre de la actividad.