Publicado em 07/12/2017 09h:19min.
De 22 a 24 de novembro, representantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH) estiveram presentes em Brasília-DF para participar do Workshop “Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano” com a delegação de Trinidade e Tobago. Estiveram na visita a coordenadora da rBLH-DF, Miriam Santos, a gerente do Centro de Referência para BLHs (CRE-BLH), Danielle Silva, e a consultora técnica da rBLH, Virgínia Valiate.
Ao longo dos três dias, os oito participantes tobaguianos tiveram a oportunidade de conhecer o modus operandi da rBLH no Brasil (rBLH-BR), que foi apresentado em sessões teóricas e visitas exploratórias aos BLHs do Distrito Federal. A delegação de Trinidade e Tobago foi composta por seis profissionais de saúde e representantes de hospitais das principais regiões do país, do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana da Saúde.
Estiveram na mesa de abertura o diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde do Ministério da Saúde (Aisa/MS), Fabio Rocha Frederico; o secretário de Saúde do Distrito Federal, Humberto da Fonseca; a diretora do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (Dapes), Thereza De Lamare; e a coordenadora do Centro de Referência Nacional em BLHs, Danielle Silva.
O Workshop foi estruturado em duas partes: a primeira consistiu em uma abordagem teórica sobre o modelo brasileiro de BLHs, a operacionalização da rBLH-BR e a cooperação internacional praticada no âmbito da Rede Global. A segunda etapa foi a aplicação prática dessas abordagens, sendo realizadas visitas técnicas exploratórias em diferentes BLHs do Distrito Federal.
Também foi realizada apresentação de vídeos sobre a ação BLH a fim de gerar uma dinâmica participativa de discussão entre os presentes, onde foi também explorada a cooperação técnica internacional Agência Brasileira de Cooperação/ Fiocruz/ Ministério da Saúde praticada no âmbito da rBLH. No último dia do Workshop, durante a sessão de encerramento e avaliação final, os participantes foram convidados a refletir e responder a um questionário sobre a aplicabilidade da ação BLH em Trinidade e Tobago.