Missão de avaliação final de projeto em Cabo Verde

Publicado em 10/12/2013 00h:00min.

Avaliação final do projeto “Apoio técnico para implantação de Banco de Leite Humano em Cabo Verde”

Paulo Ricardo da Silva Maia, Coordenador do Núcleo de Gestão e Informação da rBLH-Br (IFF/FIOCRUZ) e Paulo Barbosa Lima, Gerente de Cooperação Bilateral com Países de Língua Portuguesa (ABC/MRE) estiveram em Cabo Verde, de 02 a 06 de dezembro de 2013, para realizar avaliação final do projeto “Apoio técnico para implantação de Banco de Leite Humano em Cabo Verde”.

Para consecução dos trabalhos de avaliação foi constituído comitê de ad hoc de avaliação, designado pelas instituições cooperantes, a saber: Senhora Edith Pereira, Diretora do Serviço de Nutrição do Hospital Agostinho Neto, Direcção Nacional de Saúde, Ministério da Saúde de Cabo Verde; Senhora Irina Spencer Maia, Responsável pelo Programa Nacional de Nutrição, Direcção Nacional da Saúde, Ministério da Saúde de Cabo Verde; Senhora Ester Miriam do Rosário Lopes, Enfermeira do Banco de Leite Humano, Hospital Agostinho Neto, Direcção Nacional de Saúde, Ministério da Saúde de Cabo Verde; Senhor Paulo Ricardo da Silva Maia, Coordenador do Núcleo de Gestão e Informação da Rede BLH, Instituto Fernandes Figueira, FIOCRUZ; Senhor Paulo Barbosa Lima, Gerente de Cooperação Bilateral com Países de Língua Portuguesa, Agência Brasileira de Cooperação – ABC/MRE e Senhora Liriam Delgado, ponto focal da Agência Brasileira de Cooperação em Cabo Verde, Embaixada do Brasil na Praia.

O projeto viabilizou a implantação do primeiro Banco de Leite Humano na África, o qual atendeu, em dois anos de atuação, cerca de 765 recém-nascidos internados na unidade neonatal do Hospital Doutor Agostinho Neto, na Praia, Cabo Verde. Ademais, proporcionou o orientação individual a 3802 mães em aleitamento materno, bem como 226 visitas domiciliares para recolha e aconselhamento em aleitamento materno. Cabe registrar a particularidade desse projeto no que concerne a transferência completa de tecnologia, objeto primordial da cooperação técnica, pois permite a total independência de Cabo Verde em relação Brasil e a sustentabilidade da ação.

Ao incentivar os técnicos e os profissionais daquela instituição, o projeto reforçou as atividades do hospital nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Nesse sentido, destacam-se os 618 atendimentos em grupo oferecidos a grávidas e mães durante o ano de 2013. Outro indicador de sucesso da iniciativa diz respeito ao número exames microbiológicos realizados com vistas a garantir a qualidade do leite oferecido aos recém-nascidos. Em dois anos de existência, o BLH efetuou cerca de 1272 exames.

Cabe destacar que o Hospital Agostinho Neto registrou queda na taxa de mortalidade no setor de neonatologia de 10,1%, em 2010, para 6,4% em 2012. A partir das entrevistas aplicadas, pode-se considerar que o BLH contribuiu, dentre outras ações de qualificação à atenção neonatal, na redução das taxas apresentadas.

O primeiro Banco de Leite Humano de Cabo Verde foi inaugurado no dia 01 de agosto de 2011 e está situado na cidade da Praia, no Hospital Agostinho Neto.
Saiba mais sobre o projeto