Ministras da Saúde do Brasil e Angola visitaram o Banco de Leite Humano da Maternidade Lucrécia Paím em Luanda

No dia 26 de agosto de 2023, as Ministras da Saúde do Brasil e da Angola, Nísia Trindade e Sílvia Lutucuta, visitaram o primeiro Banco de Leite Humano de Angola, na Maternidade Lucrécia Paím, em Luanda.


A iniciativa foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde de Angola- MINSA.


A Ministra Nísia Trindade participou da inauguração do BLH em 2019, como presidente da Fiocruz, quando conheceu a Ministra Sílvia Lutucuta, e ressaltou a felicidade em perceber as condições que encontrou o BLH e os avanços do trabalho.

O BLH de Luanda conta com a doação de mulheres do Ministério do Interior, que têm permitido salvar vidas dos bebês que nascem naquele hospital.

Segundo a Ministra Sílvia Lutucuta, a capacidade real do Banco de Leite, é de cerca de 100 litros por dia, mas ainda estão a baixo desta capacidade, necessitando mobilizar mais pessoas.

A Ministra Nísia Trindade, informou que, nos dias 13 e 14 de novembro, será realizado o Primeiro Congresso da Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que será realizado em Angola.

Fontes: