Ministério da Saúde lança livro sobre Saúde e Política Externa

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (13), o livro Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018), que reúne 18 artigos sobre a atuação da assessoria internacional no período. O livro tem como objetivo resgatar o histórico de algumas das principais ações realizadas pela área nesse período. A obra está disponível para download na Biblioteca Virtual em Saúde.

Os artigos foram escritos por funcionários e profissionais envolvidos nas atividades da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (AISA) e mostra os principais desafios da atuação do corpo técnico da assessoria, além da multiplicidade e da amplitude de seus temas que têm contribuído para o aumento do protagonismo do Ministério da Saúde no cenário internacional. 

O livro evidencia que a AISA tem se dedicado a temas estratégicos para o Ministério da Saúde e para o Brasil, contribuindo para o fortalecimento da política externa brasileira, para a defesa dos princípios que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção de melhorias efetivas na saúde, dentro e fora do país. Os temas propostos não esgotam a atuação da AISA, mas dão importante panorama de parcela significativa de suas atividades. 

Com essa publicação, pretende-se instigar a pesquisa e o conhecimento sobre a relação entre a saúde e a política externa e aprimorar as atividades desenvolvidas pela AISA. Além disso, o livro pretende, com a multiplicidade dos temas escolhidos, contribuir para despertar maior interesse pela política externa brasileira em matéria de saúde pelos mais diversos públicos de leitores.

Acesse aqui o arquivo. 

AISA

A AISA é uma unidade organizacional institucionalmente ligada ao Gabinete do Ministro da Saúde, com competência para lidar com os temas internacionais de interesse do Ministério da Saúde e assessorar o ministro de Estado em questões afetas à seara internacional. 

Extraído de: Portal da Saúde / MS