Minas Gerais expande a Rede de Bancos de Leite e Postos de Coleta - 2013

Publicado em 09/07/2013 00h:00min.

Expansão da Rede de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta em Minas Gerais

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, Centro de Referência para Minas Gerais, completa em 2013, 27 anos de existência. E o trabalho não para! Este mês, recebeu a visita técnica de vários profissionais do interior do Estado para reciclagem e assessoramento para a montagem de postos de coleta. Foi o caso do Banco de Leite de Lavras, que teve sua equipe alterada e os municípios de São Lourenço e Patrocínio, que implantarão seus Postos de Coleta.

Ainda em Minas, a Comissão Intergestores Bipartite(CIB SUS MG), aprovou o incentivo financeiro para a implantação de três novos Bancos de Leite e 18 Postos de Coleta nas maternidades já habilitadas ou em fase de habilitação no atendimento à Gestante de Alto Risco Obstétrico no Estado. Deliberação CIB-SUS/MG nº 1.483, de 19 de junho de 2013.

Os novos Bancos de Leite Humano serão implantados em Governador Valadares, Diamantina e Patos de Minas. Já os Postos de Coleta serão em Capelinha, Caratinga, Timóteo, Ipatinga, Teófilo Otoni, Paracatu, Sete Lagoas, Janaúba, Juiz de Fora, Ubá, Alfenas, Passos, São Lorenço, Poços de Caldas, Três Corações, Araguari, São Sebastião do Paraíso e Belo Horizonte.

Trata-se de um amplo estudo realizado pela Secretaria de Saúde do Estado- SES em parceria com o Centro de Referência, para a expansão da Rede Mineira de Bancos de Leite/Postos de Coleta. É Minas na luta pelo aleitamento materno e distribuição de leite humano com qualidade certificada!

E ainda neste ano, em outubro, a SES MG promoverá em parceria com o IFF/ Fiocruz, o I Congresso de Bancos de Leite Humano da Região Sudeste. Participem!!

09/07/2013