Minas Gerais - Banco de leite da Maternidade Odete Valadares completa 35 anos com doações a 54 mil bebês

Publicado em 23/10/2021 18h:48min.

Atualmente, maternidade conta com 130 doadoras diretas e também com contribuições vindas de oito postos de coleta no interior do estado

O banco de leite da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, está completando 35 anos, com mais de 126 mil litros de leite doados a mais de 54 mil bebês, além de atendimento prestado a 588 mil gestantes e puérperas. Durante a pandemia, o número de doações caiu, mas a instituição tem adotado protocolos para reduzir as chances de transmissão da Covid-19.

O leite materno é importante para que os bebês cresçam fortes e saudáveis. Fonte de vitaminas, proteínas, sais minerais, ácidos graxos e anticorpos de defesa, ele protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias e, por isso, faz falta quando as mães não conseguem amamentar os filhos.

É o caso de Patrícia Moraes, mãe dos trigêmeos Fernando, Laura e Luiza, hoje com cinco anos, que precisou da ajuda da Maternidade Odete Valadares para amamentar os filhos com leite materno. Ela procurou o local por recomendação da cunhada, que também já tinha usado o banco de leite.

"Eu queria alguém que pudesse me ajudar em todo aquele sofrimento, então, quando eu cheguei ao banco de leite, as enfermeiras me ajudaram e me ensinaram, mas, mesmo assim, meu leite era muito pouco. Eu tomava água, canjicas, chás, mas nada resolvia. Só depois de 10 dias, o médico me recomendou o banco de leite, e os meus três tesouros tiveram acesso ao leite materno”, conta.

No início da pandemia, as doações na Maternidade Odete Valadares caíram. Ao longo do tempo, os números apresentaram uma pequena melhora, e os profissionais passaram a executar estratégias para que a doação fosse feita e entregue às mães que precisam.

“Nós entramos em contato com todas as nossas doadoras que estavam com medo ou que haviam saído, assegurando a elas a continuidade da doação. O único critério que nós deixamos de adotar foi entrar na casa das doadoras, evitando contato delas e de nossas colaboradoras dentro das residências”, diz a coordenadora do Banco de Leite Humano, Maria Hercília Barbosa.

Atualmente, a Maternidade Odete Valadares conta com 130 doadoras diretas e também com contribuições vindas dos oito postos de coleta no interior do estado.

A instituição ainda faz um trabalho de promoção e apoio ao aleitamento materno e de processamento e distribuição do leite humano pasteurizado. São realizados assessoria e monitoramento de todos os bancos de leite e postos de coleta de Minas Gerais, para avaliar se eles estão funcionando de acordo com as exigências.

Mães que desejarem se cadastrar como doadoras ou que estejam com dificuldades no aleitamento podem entrar em contato com o posto de coleta da Maternidade Odete Valadares pelos telefones (31) 3298-6008 ou (31) 3337-5678.

Fonte: G1 Minas / CBN - Belo Horizonte