Publicado em 09/11/2020 00h:00min.
BLH irá reforçar a promoção do aleitamento materno em favor da saúde do recém-nascido
Com o objetivo de busca fortalecer a cultura da prática da amamentação e da doação de leite humano, a governadora de Sonora, Claudia Pavlovich Arellano inaugurou o Banco de Leite Humano do Hospital Infantil do Estado de Sonora (HIES), na cidade de Hermosillo.
O BLH foi inaugurado no dia 24 de setembro e é o segundo no estado. O centro especializado irá reforçar a promoção do aleitamento materno em favor da saúde do recém-nascido e realizar atividades de coleta de leite humano para fins de doação ou armazenamento e processamento, para posterior distribuição com qualidade certificada para o recém-nascidos hospitalizados.
Ao entregar o novo espaço em benefício da saúde dos sonoranos, a governadora destacou a importância da amamentação no desenvolvimento dos bebês, principalmente dos prematuros e com baixo peso.
“É um tema que vale a pena que façamos um esforço para que seja conhecido para que mais gente se junte à doação e seja maior o número de meninas e meninos que podemos apoiar com o leite materno, o melhor remédio que podemos dar para fortalecer especialmente o seu sistema imunológico ", disse.
“Sempre acreditei que é preciso inculcar mais a cultura do leite materno, fico muito feliz porque é o segundo que temos em nível estadual, o primeiro está há um ano e meio no Hospital Geral de Ciudad Obregón e, aqui no Hospital Infantil, vamos fazer uma grande diferença, tenho certeza, para todos aqueles pequeninos que precisam e vão usar esse leite materno”, completou a governadora.
Estiveram presentes na inauguração o Secretário de Saúde, Enrique Clausen Iberri; o diretor geral do HIES, José Jesús Contreras Soto; e a responsável estadual pela Saúde Materna e Perinatal, Sara María Córdova Manrique. Junto à Claudia Pavlovich Arellano, fizeram um tour para conhecer e supervisionar as instalações.
O Secretário de Saúde explicou que o BLH é um centro especializado, vinculado a uma Unidade de Saúde Hospitalar com atenção obstétrica e de neonatologia, responsável pela promoção e apoio ao aleitamento materno e com atividades de coleta, armazenamento, processamento, controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite maduro; que permitirão que esse alimento seja certificado e possa ser utilizado para que crianças hospitalizadas recebam todos os benefícios que traz.
Enrique Clausen Iberri comentou que o leite materno é o primeiro contato da mãe com o recém-nascido, é fonte de energia e nutrientes essenciais para o desenvolvimento físico, cognitivo e sensorial das crianças, além de oferecer proteção contra doenças nos primeiros estágios da vida.
Fonte: El Universal