Publicado em 14/08/2019 14h:23min.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o aleitamento materno é a principal maneira de fornecer às crianças nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. O tema, no entanto, ainda é permeado de inseguranças, sejam para as mães de primeira viagem ou até mesmo para aquelas que já tiveram filhos e conhecem os percalços da amamentação.
Exatamente por isso, desde 1992 a OMS fixou a Semana Mundial da Amamentação no mês de agosto. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) foi um pouco mais além e, desde 2017, o mês é conhecido como Agosto Dourado.
“A ideia é que toda a comunidade seja envolvida com ações voltadas para a valorização do aleitamento materno e, claro, os hospitais e maternidades devem ser um dos principais locais onde essas mães buscarão informação e poderão se sentir acolhidas”, afirma a diretora-técnica do Hospital e Maternidade Femina, Fernannda Pigatto Vilela.
A Femina, aliás, terá uma programação especial, entre os dias 12 e 15 de agosto. Os encontros ocorrerão sempre a partir das 14h30, no auditório da Femina, que está localizada na Rua Corumbá, número 538, Baú. Todo o evento terá entrada gratuita.
No dia 12, haverá uma roda de conversa como temas “Colostroterapia – Benefícios para o bebê” e “Ordenha e armazenamento do leite materno”, moderado pela pediatra neonatologista, Fernannda Pigatto Vilela. Após a roda de conversa, a Femina fará um “mamaço” com as mães que estiverem presentes.
Já no dia 13, a roda de conversa será moderada pela doutora Ninela Sirley Watzel, com o tema “Aleitamento materno – desafios”. No dia 14, haverá a aula prática sobre cuidados na amamentação, com a enfermeira especializada na área, Roze Meiry da Costa Gusmão.
Para participar, as interessadas precisam se inscrever antecipadamente pelo site da Femina, clicando neste link (http://femina.com.br/agendamentos/inscricao/). Mais informações, ligue (65) 2128-9191 ou 2128-9135.