Maternidade Darcy Vargas promove Jornada de Perinatologia e Fórum da Rede Cegonha - 2014

Publicado em 07/10/2014 00h:00min.

Em Joinville profissionais discutem ações e intervenções do pré-natal aos primeiros dias de vida do bebê.

A Maternidade Darcy Vargas, de Joinville (SC), promoveu no dia 3 de outubro de 2014, a "VI Jornada de Perinatologia e o I Fórum do Planalto Norte e Nordeste da Rede Cegonha", para a discussão de ações e intervenções desde o pré-natal até os primeiros dias de vida do recém-nascido.

Na programação, elaborada pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Treinamento da maternidade, constavam palestras ministradas por médicos e enfermeiros, bem como debates. Entre os temas abordados estavam o aleitamento materno, puericultura, mulher em situação de violência, distúrbios neurológicos, síndromes genéticas, malformações fetais, segurança da paciente e Rede Cegonha.
Durante o evento, houve apresentação e premiação de trabalhos científicos. 

O trabalho acadêmico intitulado “Doação de leite humano: uma comparação entre doadoras adultas e adolescentes”, realizado a partir de uma parceria entre o Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas e a UNIVILLE, de Joinville (SC), foi classificado em 1.º lugar. Os autores do trabalho foram a Dra. Maria Beatriz Reinert do Nascimento, o Dr.
Marco Antonio Moura Reis, a enfermeira Rosane Regina de Almenau Goelzer e as alunas do Curso de Medicina da UNIVILLE Carolina Elisa Froldi Vieira e Leticia Janice Bertelli.

Considerando que nos últimos anos, a incidência de gravidez na adolescência vem aumentando, tornando-se um problema de saúde pública, e que a sensibilização para a importância da doação de leite, que tem momentos privilegiados no pré-natal, parto e pós-parto, deve ser realizada também nesta população, os autores avaliaram as doadoras de leite humano e compararam o tempo de doação, o teor calórico, e a titulação de acidez das amostras lácteas doadas por nutrizes, adolescentes ou não. E verificaram que mães adolescentes foram doadoras, e não foram encontradas diferenças entre o tempo de doação e a qualidade do leite no que diz respeito à idade materna.