No dia 31 de julho de 2023, o Ministério da Saúde irá realizar o lançamento da Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2023 que este ano tem como tema “APOIE A AMAMENTAÇÃO: FAÇA A DIFERENÇA PARA MÃES E PAIS QUE TRABALHAM”.
O apoio à amamentação no ambiente de trabalho é de extrema importância para promover a saúde e o bem-estar tanto das mães que estão retornando ao trabalho quanto dos bebês.
O aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe trabalhadora de amamentar seu filho, garantido pelas normas trabalhistas, e do lactente de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Para que as mulheres trabalhadoras consigam cumprir a recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde de manter o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, e após, complementado com alimentos até 2 anos ou mais, é fundamental que depois da licença maternidade, elas tenham apoio e proteção dos empregadores.
Proteger à amamentação envolve a necessidade de parcerias em níveis diferentes, as mulheres precisam do apoio da família, do serviço de saúde, do ambiente de trabalho e da comunidade para conseguir realizar o aleitamento materno de forma segura, protegida, sem qualquer forma de violência ou discriminação.
Desta forma, o objetivo da SMAM 2023 é sensibilizar toda sociedade, governos, formuladores de políticas e empregadores para importância da licença remunerada, do apoio no ambiente de trabalho e das normas parentais necessárias.
Também neste evento, ocorrerá o lançamento do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano, que terá como objetivo minimizar os riscos na manipulação do leite humano ordenhado e processado pelos BLHs.
O programa é composto por seis eixos: Certificação de Recursos Humanos; Certificação da informação; Certificação de equipamentos; Certificação de instalações; Certificação de processos e Certificação de produto.
O evento irá acontecer no formato híbrido na sede da OPAS em Brasília com a cerimônia de abertura iniciada às 10:00 horas (Horário de Brasília), com transmissão pela página no youtube do Ministério da saúde e retransmitido pelo canal no youtube da rBLH.