Publicado em 05/02/2020 19h:02min.
O Banco de Leite Humano (BLH) de Jundiaí é um serviço especializado vinculado ao Hospital Universitário (HU) e tem operado com 70% da capacidade, que é de 120 litros. Para o mês de janeiro, isso é atípico pois, nessa época, as doações costumam cair no Estado de São Paulo. Entretanto, de acordo com a coordenadora do banco de Jundiaí, Marcela Bionti, a cidade não sentiu essa queda. “Observamos uma queda no número de doadoras, porém o volume de leite que está entrando está razoável, por isso não temos sentindo a falta em nosso estoque”, explica.
A jovem Bruna Fernanda Garcia Gomes, de 28 anos, doa leite desde que seu filho nasceu, em novembro de 2019. Conta que sempre via as campanhas para doação de leite. “Quando vi que eu tinha muito leite pensei, ‘por que não ajudar?’. Para mim é muito importante que o bebê tenha o aleitamento materno, evitando as fórmulas e qualquer outro tipo de alimento nos primeiros meses”, afirma.
O Banco de Leite é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Além do atendimento ao município de Jundiaí, também atende gestantes, puérperas, nutrizes e lactentes de outros oito municípios, sendo Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira, Cabreúva e Itupeva.
Estima-se que ações relacionadas ao aleitamento materno possam reduzir em até 13% a ocorrência de mortes em crianças menores de 5 anos, também previne doenças tanto na criança como na fase adulta, reduzindo gastos com hospitalizações e tratamento destas doenças, trazendo economia para a gestão municipal.
Toda mulher que está amamentando e tem leite em excesso é uma possível doadora. Para doar, basta ser saudável, não fumar e não estar fazendo uso de nenhum medicamento que interfira na qualidade do leite materno. A equipe do Banco de Leite retira o leite na casa da doadora, desde que resida em Jundiaí, Itupeva, Cabreúva, Itatiba, Louveira, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.
As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite. A equipe fará uma breve entrevista e, estando apta para ser doadora, as enfermeiras vão até a residência e ensinam como fazer a ordenha e armazenamento.
O Banco de Leite Humano funciona na rua Ragusa, 54, Jardim Messina, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h e aos sábados das 7h às 13h. O telefone para contato é o 0800-178155.
Por: MARIANA CHECONI
Fonte:https://www.jj.com.br/jundiai/estoque-de-leite-chega-a-70-da-capacidade/