Instalado a Câmara Técnica de Aleitamento Materno

Publicado em 09/06/2022 01h:32min.

A partir da PORTARIA GAB/SAPS Nº 13, publicada no dia 22 março de 2022 que institui a Câmara Técnica Assessora para contribuir com atividades técnico-científicas na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no âmbito do SUS, no dia 30 de maio de 2022, foi instalado a Câmara Técnica de Aleitamento Materno - Mistério da Saúde.  

A Câmara Técnica de Aleitamento Materno tem a finalidade de promover discussões, avaliar e propor medidas, por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências, visando ao aperfeiçoamento de ações estratégicas e ao auxílio técnico-científico para a tomada de decisões sobre questões direta ou indiretamente relacionadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. 

A Câmara Técnica Assessora para promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno é composta pelos seguintes órgãos e entidades: Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS): Secretário de Atenção Primária à Saúde; Diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES); Coordenadora-Geral de Ciclos da Vida (CGCIVI); Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM). Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI): Um representante do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI). Um representante da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH). Um representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Um representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); um representante da Sociedade Brasileira Enfermeiros Pediatras (SOBEP); um representante da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO); um representante da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Um representante da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS); um representante do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo; um representante da Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (IBFAN-Brasil); um representante do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e Três especialistas e pesquisadoras convidadas.