Inauguração do Banco de Leite Humano Hospital da Mulher Mariska Ribeiro

A Zona Oeste do Rio de Janeiro contará com um Banco de Leite Humano Hospital da Mulher Mariska Ribeiro, no bairro de Bangu.

 

O Hospital da Mulher Mariska Ribeiro que passa a contar com o banco de leite humano realiza cerca de 1.650 atendimentos na emergência, 300 partos por mês e 5 mil consultas ambulatoriais. Em 2022, a UTI neonatal da unidade atendeu 459 bebês, estando entre as maternidades da rede que mais oferecem vagas para os recém-nascidos de risco. Muitos desses bebês dependem do leite materno doado.

O Banco de Leite Humano Hopsital da Mulher Mariska Ribeiro atenderá, inicialmente, os bebês internados no Complexo Neonatal da unidade. De forma gradual será feita a implantação dos serviços de forma atender também a demanda externa, dos bebês internados em outras maternidades da rede.

Com capacidade para armazenar cerca de 2 mil litros de leite materno e conta com uma sala de apoio à amamentação, durante 24 horas por dia, com ambientação e identidade visual do Cegonha Carioca, que visa oferecer um ambiente humanizado e acolhedor para as mães. Também conta com consultório de atendimento médico específico para os bebês e doadoras, uma recepção de acolhimento e triagem, além de cinco salas: de extração de leite manual e com bomba elétrica, de higienização, de processamento, de estocagem e de distribuição.

  

Fonte: Prefeitura do rio