O leite materno (LM) é o alimento padrão ouro para lactentes. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) o leite humano é capaz de reduzir até 13% de mortes evitáveis em crianças menores de 05 anos de idade. As evidências científicas indicam que bebês prematuros e/ou com patologias, que se alimentam de leite humano no período de internação na uti neonatal, possuem mais chances de recuperação e de terem uma vida mais saudável. O LM é composto por nutrientes e fatores imunológicos capazes de proteger as crianças de varias doenças. Além de reduzir o tempo de internação, diminuir as possibilidades de complicações e reinternação pós alta.
O afastamento do binômio mãe-bebê pode ser um desafio para a manutenção da lactação. Visto que o leite não pode ser produzido artificialmente, a doação é importantíssima para salvar vidas, e nesses casos mulheres que estão amamentando podem coletar e doar o seu leite . Cada litro coletado de leite materno doado pode atender até 10 recém-nascidos.
Segundo os critérios da NT09.22 da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. O Brasil conta com a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo, com unidades em todos os estados, de modo a atender o maior número possível de recém-nascidos prematuros e/ou acometidos por alguma comorbidade. E nesse contexto, são as mulheres-mães-doadoras que tornam todo o trabalho possível e fazem parte dessa rede que salva vidas.
Clique aqui e encontre o BLH mais próximo.
Mais informações clique aqui e acesse o fale conosco.