II Gincana pela amamentação da zona leste de São Paulo

Publicado em 20/08/2007 00h:00min.

II GINCANA PELA AMAMENTAÇÃO DA ZONA LESTE

A Coordenadoria de Saúde da Região Leste de São Paulo realizará no dia 31 de agosto de 2007 sua ação prioritária para comemorar a Semana Mundial de Aleitamento Materno: a "II Gincana pela amamentação da zona leste".

Local: CÉU SÃO RAFAEL - Rua Cinira Polônio, S/N - Jardim Rodolfo Pirani/Parque São Rafael/São Mateus;
Horário: 8:00 as 13:00 horas.

Trata-se de uma gincana realizada entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) pertencentes às Supervisões Técnicas de Saúde da Coordenadoria Regional de Saúde Leste. Sua tarefas são seis:

1. Favorecer a captação de doadoras de leite humano para Bancos de Leite Humano da cidade de São Paulo;
META: Aumentar o estoque de leite humano nos bancos de leite da região leste.

2. Propiciar a criação de estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, nas Escolas de Educação Infantil – EEI´s de abrangência das unidades básicas de saúde;

3. Arrecadar o maior número de mamadeiras e chupetas usadas para realização da "II Ação de Desarmamento a favor dos bebês da região leste";

4. Cada UBS deverá ser enfeitada no dia 10/08/2007, visitada e fotografada pela respectiva Supervisão que dará notas de 0 a 10, de acordo com regras elaboradas pela comissão organizadora;

5. Realizar o monitoramento da promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância;

6. Elaborar parodia de aleitamento materno em consonância como o tema da SMAM 2007.

METAS:
 Os organizadores acreditam que a realização desse evento, englobando todas as Unidades Básicas de Saúde da região leste, contribuirá de forma efetiva para a integração entre as unidades, supervisões e coordenadoria e consolidará a amamentação como uma das ferramentas essenciais para a melhoria da assistência à população infantil da região leste.

Como no ano anterior, esperam contar com a participação de aproximadamente 500 pessoas entre Mães, avós, pais, crianças e adolescentes, assim como sensibilizar as Unidades Básicas de Saúde sobre a temática estimulando a participação popular e as lideranças comunitárias e incluir outros atores sociais, inserindo de forma ativa e permanente a Zona Leste, neste movimento Mundial.

Alguns representantes de entidades civis, municipais e estaduais, já confirmaram presença. Entre os quais citam: Coordenadoria de Saúde Leste, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Subprefeitura de São Mateus, representantes das sete Supervisões de Saúde, Organização de Saúde Santa Marcelina, Instituto de Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Conselho Tutelar, Movimento de Saúde de São Mateus, Membros da Internacional Baby Food Action Network (IBFAN) e Conselhos Gestores. Graças a esse movimento popular, em 2006 conseguimos arrecadar 7000 vidros com tampa de plástico, através da organização da Unidade Básica de Saúde Jardim Carrãozinho de São Mateus, junto a comerciantes locais que doaram os recursos para a compra dos vidros.

Conseguimos também subtrair da região leste aproximadamente 4.980 mamadeiras e chupetas usadas que foram destruídas com ajuda de um rolo compressor durante a "III ação de desarmamento a favor dos Bebês" realizada no dia do evento.

Nos moldes da "campanha de desarmamento de armas" da justiça federal, essa ação (ação de desarmamento a favor dos bebês) simbolicamente mostra a população que bicos artificiais podem prejudicar a saúde plena dos bebês e que por isso representam um perigo para nossas crianças. Esperamos ainda sensibilizar os funcionários das creches sobre a importância da continuidade do aleitamento materno entre as crianças menores de seis meses com vistas a mudanças das praticas vigentes em suas rotinas educacionais.

Como premiação as Unidades Vencedoras recebem placas que simbolicamente as parabeniza pelo empenho no cumprimento das tarefas e conseqüente vitória na Gincana.