I Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP é realizada em Cabo Verde

No período de 15 a 17 de outubro de 2018 foi realizada, na cidade de Praia/Cabo Verde, a I Reunião da Rede de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (rBLH-CPLP). Na ocasião, participaram representantes de instituições de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique Portugal e São Tomé e Príncipe.

O evento foi organizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais (AISA/MS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/MS), ambas do Ministério da Saúde do Brasil, Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), e Ministério da Saúde e Segurança Social de Cabo Verde. A reunião teve o objetivo de formular um plano de ações para implantação desta rede em cada Estado-membro da Comunidade.

Esta reunião deu consecução à Resolução sobre a criação da Rede de Bancos de Leite Humano da CPLP, aprovada na IV Reunião de Ministros de Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada em 26 de outubro de 2017 em Brasília. Vale destacar que na Resolução os ministros ressaltaram a importante contribuição dos Bancos de Leite Humano para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no que diz respeito à redução da morbimortalidade infantil e à promoção do aleitamento materno, decidindo avançar com a ação banco de leite humano no espaço da CPLP.

No encontro, os participantes compartilharam experiências e debateram temas como “Experiências de Bancos de Leite Humano na CPLP”, “Leite Humano: Qualidade e Controle”, “Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano” e “A Rede de Bancos de Leite Humano como Estratégia de Política Pública para Qualificação da Atenção Neonatal em Termos de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Por fim, como produto do evento, foi estabelecido o Plano de Trabalho para a rBLH-CPLP, disposto na Série Documentos especial sobre a I Reunião da rBLH-CPLP, lançada no dia 06 de novembro de 2018.

 

Veja as repercussões na mídia local.

 

Record TV Cabo Verde

TCV - Televisão de Cabo Verde

TCV - Televisão de Cabo Verde

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

InforPress - Agência Cabo-verdiana de Notícias

 

Confira também as fotos do evento.