Publicado em 20/12/2018 16h:17min.
Visando consolidar e integrar toda a rede de bancos de leite do país, a coordenação do SIG rBLH organizou o I Congresso em Rede da rBLH. O evento teve suas atividades transmitidas pela internet e, a Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN), vinculada à Rede Ebserh, participou dos trabalhos com interação através de web conferência, no anfiteatro Leide Morais, no turno da manhã e tarde de ontem, 13 de dezembro.
O presente evento representa a última fase do processo de construção do Plano de Ação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o período 2020-2023, iniciado em 19 de março de 2018, no primeiro SIG Tel@rBLH, “Pensando juntos os próximos 4 anos”. Nesse planejamento estão elencadas as condições necessárias ao desenvolvimento de ações estratégicas para o fortalecimento da capacidade científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com o propósito de responder às demandas do SUS.
A programação contou com “Sessão de abertura”, coordenada à nível nacional pela Fiocruz/Rio, composta pelas mesas de cada uma das Unidades Federadas e, “Sessão II – rBLH-Brasil: Panorama 2018 e Perspectivas”. As duas atividades no turno da manhã. No turno vespertino, “Sessão III – Sessão solene: Entrega de Produtos” e, “Sessão IV – Encerramento dos Eventos Estaduais”.
Na MEJC o Banco de Leite Humano é coordenado pela enf. Ana Zélia Pristo. A coordenadora reafirma a importância da realização de um evento deste porte, destacando para a participação plural na construção de uma ação majoritária. “A participação dos colaboradores que fazem o banco de leite da maternidade é de suma importância, uma vez que as experiências vivenciadas noutras localidades podem colaborar para possíveis diretrizes por aqui. Além da possibilidade em compartilhar e contribuir no Plano de Ação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano”, afirma.
Sobre a Ebserh
Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Criada em dezembro de 2011, a empresa também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Reuhuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Fonte: ebserh.gov.br