Publicado em 18/06/2024 12h:00min.
Entre os dias 13 a 16 de maio de 2024, foi realizado em Luanda, Angola, o I Congresso de Bancos de Leite Humano da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento que foi realizado no formato híbrido, reuniu profissionais de saúde de países integrantes da CPLP e contou com a participação virtual de membros da rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH-Fiocruz), permitindo a troca de conhecimentos técnicos e científicos, e contribuindo para a melhoria contínua dos serviços de bancos de leite em todos os países membros.
Organizado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC-MRE), pelo Ministério da Saúde de Angola em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, o Congresso teve como temática central a “Segurança alimentar e nutricional para recém-nascidos de risco e lactentes” e como objetivo, fortalecer a cooperação técnica entre os países da CPLP na área de bancos de leite humano, promovendo a troca de experiências.
A cerimônia de abertura contou com a presença da Ministra da Saúde de Angola, Silvia Lutucuta; do Embaixador do Brasil em Angola, Rafael Vidal; e da Ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote. Participaram também remotamente o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Brasil - MS, Felipe Proenço, e o Diretor de Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Lapão.
Durante o congresso, foram realizadas inúmeras sessões, incluindo a conferência de abertura com o tema "Banco de Leite Humano: Estratégia de Segurança Alimentar e Nutricional para Recém-Nascidos de Risco e Lactentes". Além disso, ocorreram painéis sobre a garantia de acesso e qualidade do leite humano, a apresentação do slogan da Campanha Mundial de Doação de Leite Humano 2024 e a assinatura da Carta de Luanda, entre outros.
O I Congresso de Bancos de Leite Humano da CPLP representou um marco significativo para a discussão e partilha de experiências sobre questões de bancos de leite humano e a fortalecimento da cooperação técnica na área de bancos de leite humano, contribuindo para a melhoria da saúde global.
Para mais informações sobre o congresso, clique aqui