Hospital de Planaltina inaugura sala de amamentação para servidoras

As servidoras do Hospital Regional de Planaltina (HRPL) que ainda amamentam seus bebês podem contar, agora, com a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta. O espaço foi criado para que as mulheres, durante o horário de expediente, possam retirar o leite em excesso e armazenar com conforto e segurança para levar para seus filhos.
O leite materno é o principal alimento da criança no primeiro ano de vida e fazer a retirada do leite contribui para manter a produção da mãe”, ressaltou a coordenadora dos Bancos de Leite do DF, Miriam Santos.  “A inauguração da sala faz parte das ações de valorização do servidor, bem como estimular a amamentação, que é uma política da Secretaria de Saúde”, complementou o superintendente da região Norte, Ricardo Tavares.
A sala possui 25 metros quadrados e está localizada no Ambulatório. No local, há freezer para que as mães armazenem o excesso de leite, fraldário, lavabo, poltrona e uma técnica de enfermagem para prestar assistência às servidoras que frequentam o lugar. O funcionamento, que começou no início de dezembro, é das 7h às 19h, todos os dias da semana.
Antes de entrar em funcionamento, a estrutura passou por manutenção predial, que durou quatro dias, e incluiu troca de revestimento, pintura e reparos na parte hidráulica e elétrica. Houve a instalação de papel de parede e quadros, adquiridos com doações e bazar feito pelos servidores.
Credenciado pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança desde 1996, o HRPL é o segundo hospital da Secretaria de Saúde do DF a contar com essa estrutura, sendo o de Santa Maria o primeiro, com espaço inaugurado em 2014.  O BLH do Hospital completou 34 anos em 19 de dezembro.
DADOS – No Hospital Regional de Planaltina, há 1.548 servidores.  Desses, 1.056 são mulheres. Em período fértil (dos 16 aos 49 anos), são 774. Já entre os funcionários terceirizados das empresas Vogue, Ipanema e Dinâmica, há 122 mulheres, sendo 116 em idade fértil.
REDE – No DF, além do HRPL e do HRSM, também contam com salas de amamentação o Palácio do Buriti, TJDFT, Ministério da Saúde, Anvisa, Presidência da República, sede do BRB, Banco Central, Unip, Cassi DF, Opas e Codevasp.
BANCO DE LEITE – O HRPL conta com Banco de Leite, que coletou 67,7 litros de leites, dos 1,4 mil coletados de janeiro a novembro deste ano no DF. A unidade dispõe de uma pediatra, uma enfermeira e oito técnicos de enfermagem.
 O setor acompanha os pacientes internados na Maternidade e Neonatologia, bem como realiza o atendimento ambulatorial de todas as mães de primeiro filho, prematuros e as mães e bebês que apresentaram problemas com amamentação no período de internação, entre outros serviços.

 

Fonte: Ailane Silva, da Agência Saúde