Hospital de Bento Gonçalves abre Banco de Leite Humano

Publicado em 16/05/2021 13h:09min.


A capacidade de armazenamento do Banco de Leite é de cerca de 70 litros | Foto: Alexandre Brusa / HT / Divulgação / CP

O Hospital Tacchini, em parceria com o Rotary Bento Gonçalves, implantou o Banco de Leite Humano. O local, que foi aberto oficialmente na última segunda-feira, tem como objetivo oferecer leite materno a todos os bebês internados na UTI Neonatal do hospital que, por algum motivo, não podem receber o alimento das próprias mães.

Todas as mulheres em período de amamentação são potenciais doadoras de leite. Para contribuir ou para buscar mais informações a respeito do Banco de Leite Humano, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3055-0303 ou pelo e-mail bancodeleite@tacchini.com.br. O espaço funcionará todos os dias, das 8h às 18h. Até o momento, o Banco já recebeu 31 doadoras, das quais 30 são mães de bebês internados na UTI Neonatal e uma doadora externa.

Para orientar melhor sobre como retirar e armazenar o leite excedente, a primeira coleta deve ser realizada presencialmente, no Banco de Leite. As demais podem ser efetuadas na casa da própria doadora. O espaço, localizado dentro do Hospital Tacchini, possui capacidade para atender até quatro mulheres simultaneamente.

Todo leite doado é analisado e passa por um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido aos bebês internados na UTI Neonatal do Tacchini, que atende 22 municípios da região e tem capacidade para atender até 10 bebês simultaneamente. São avaliados o aspecto do leite, sua forma de transporte e armazenamento, seu volume e até mesmo a quantidade de gordura presente em cada amostra, uma vez que alguns bebês podem possuir restrições alimentares. Somente depois de tudo isso, ele é pasteurizado e congelado, passando a ter validade de até seis meses. A capacidade de armazenamento do Banco de Leite é de cerca de 70 litros.

Fonte: Correio do Povo