Foi finalizada na última sexta-feira, 9 de agosto, a Semana da Amamentação do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL). Organizada pelas equipes de Fonoaudiologia e Psicologia da unidade, em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), a semana contou com três dias de atividades voltadas às mães e gestantes internadas na unidade, iniciada no dia 5 de agosto
Com discurso objetivo, a fonoaudióloga Marilene Bueno reforçou a importância do aleitamento materno exclusivo ao recém-nascido até os seis meses de vida, e de forma complementar até os dois anos. “Esse alimento tão precioso quanto o ouro é o suficiente para o bebê nesse momento em que vocês, mães, estão aqui na unidade. Não deixem de amamentá-los! E sempre levem em consideração a rede de apoio que vocês possuem, seja ela dos companheiros, vizinhos ou família”, pontuou.
Com direito a pipoca, no dia 7 de agosto (quarta-feira), a equipe multiprofissional da unidade promoveu o “Cinematerna”, que permitiu às mães e acompanhantes um momento de diversão, junto de seus bebês. Com a exibição do filme “O que esperar quando você está esperando” no auditório da unidade, a história mostrou os desafios e dificuldades de cinco casais que serão pais pela primeira vez, de uma maneira irreverente.
Sobre a SMAM - A Semana Mundial de Aleitamento Materno é um dos eventos mais importantes realizados pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA), da Organização Mundial da Saúde, para a promoção e divulgação da amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde é responsável pela campanha desde 1999, com o apoio de Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Sociedades de Classe, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e Hospitais Amigos da Criança, como é o caso do HEMNSL.
Yasmine de Paiva