Gestantes e bebês costumam ter sintomas leves da covid-19

Em meio ao rápido avanço do novo coronavírus (Sars-CoV-2) pelo mundo, pouco se sabe sobre as possíveis consequências que a doença respiratória covid-19 pode ter sobre a saúde de gestantes e recém-nascidos. Os dados disponíveis até o momento são inconclusivos, mas algumas tendências parecem ganhar corpo. Segundo o neonatologista Sérgio Marba, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp), as mulheres grávidas não são mais propensas do que qualquer outra pessoa a apresentar sintomas graves decorrentes da covid-19. Pelo contrário. "A maioria delas desenvolve sinais leves e moderados associados à doença", ele diz. "A manifestação de sintomas graves, como quadros de pneumonia, ainda se concentra em pessoas com mais idade, com comorbidades e sistema imunológico enfraquecido."

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já havia observado essa tendência há cerca de um mês. Em relatório divulgado no dia 26 de fevereiro acerca dos resultados de sua missão científica na China, a organização reportou o caso de 147 gestantes infectadas com Sars-CoV-2 naquele país, das quais 8% apresentaram sintomas graves de pneumonia, número considerado baixo do ponto de vista epidemiológico. Mais recentemente, outro estudo, publicado por pesquisadores chineses na revista Journal of Medical Virology, monitorou cinco gestantes com covid-19 internadas no Hospital Materno-Infantil da província de Hubei, na China, região onde a doença foi primeiramente identificada antes de se disseminar para resto do mundo, entre fins de 2019 e o início deste ano. Elas tinham entre 25 e 31 anos de idade e estavam entre a 38ª e a 41ª semana de gestação. Todas tiveram febre moderada e sintomas respiratórios leves, sem comprometimento das funções renais ou do fígado. Nenhuma enfrentou complicações durante o parto.

Por: Rodrigo de Oliveira Andrade
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/coronavirus/gestantes-e-bebes-costumam-ter-sintomas-leves-da-covid-19,7ff6130f628ea94e4c6d97b3a01f2e989h3lbtfv.html