Foi lançado observatório virtual destinado à primeira infância

OBSERVA - Observatório do Marco Legal da Primeira Infância possibilita monitoramento e avaliação das políticas para primeira infância no Brasil

Uma ferramenta online que possibilita acesso a 44 indicadores das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social no Brasil; e oferece subsídio para formular, implementar e monitorar as políticas públicas voltadas à primeira infância (crianças de zero a seis anos). Com o objetivo de priorizar essa agenda, o OBSERVA - Observatório do Marco Legal da Primeira Infância foi criado e, desde o dia 7, está disponível a gestores públicos, jornalistas e sociedade civil. 

O Observatório é uma iniciativa da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) e da ANDI – Comunicação e Direitos e traz séries históricas de 2016 ao ano mais recente disponível (com base em dados oficiais gerenciadas pelo Governo Federal). A plataforma permite a análise dos dados por série histórica, comparação e relatório personalizado, contemplando Brasil, regiões, estados e municípios. Ao todo, são três eixos que contemplam:

- Indicadores: Dados específicos sobre a Primeira Infância em nível nacional, regional, estadual e municipal; com foco nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde.

- Planos pela Primeira Infância: Conjunto de 100 Planos pela Primeira Infância em todas as regiões brasileiras.

- Biblioteca: A Biblioteca digital sobre a Primeira Infância disponibiliza marcos legais nacionais e multilaterais, documentos de órgãos governamentais, investigações acadêmicas e estudos elaborados por organizações da sociedade civil, fundações empresariais e instituições de cooperação internacional.

Os indicadores disponíveis na plataforma são fruto de um trabalho que envolveu gestores públicos e representantes de organismos multilaterais, núcleos acadêmicos e sociedade civil; e têm como referência o Marco Legal da Primeira Infância (Lei Federal nº 13.257 ⁄ 2016).

O OBSERVA - Observatório do Marco Legal da Primeira Infância pode ser acessado em: www.rnpiobserva.org.br