Publicado em 15/08/2007 00h:00min.
No período de 05 a 12 de agosto foi realizada uma missão de sensibilização em Belize, tendo como representantes: Danielle Aparecida Silva (Engenheira de Alimentos do BLH/IFF/Fiocruz) e Júlia Helida Costa (Técnica da Assessoria Internacional do Ministério da Saúde), como parte do Projeto de Cooperação Técnica da RedeBLH. A missão está sendo apoiada pela Embaixada Brasileira, na pessoa do Embaixador Roberto Pires Coutinho.
Os representantes da Saúde de Belize conheceram o trabalho da RedeBLH numa conferência realizada pelo Dr. João Aprigio Guerra de Almeida (Pesquisador da Fiocruz e Coordenador da RedeBLH) em Reunião da OPAS. Quando então surgiu o interesse de implementar Bancos de Leite Humano no país de Belize para reduzir a taxa de mortalidade infantil e a desnutrição.
Em reunião com Srª Margareth Ventura (Vice-Ministra da Saúde), Srª Marjorie Parks (Assessora de Serviços da Saúde) e Drª Natalia Largaespada Beer (Secretaria de Saúde Materno Infantil), foi apresentado o trabalho da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, o que aumentou o interesse em implantar Bancos de Leite.
Na capital do país, Belmopan, foi realizada reunião com o Ministro da Saúde, Sr. Jose Coye e Srª Margareth Ventura, onde o Ministro mostrou muito interesse na iniciativa de Bancos de Leite.
As representantes do Brasil, Júlia (MS) e Danielle (IFF/Fiocruz), conheceram o Hospital de Belmopan que faz em média 100 partos por mês.Visitaram também o Karl Heusner Memorial Hospital, certificado pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que possui uma pequena unidade neonatal com 05 leitos e sala para estimular a amamentação.
Gerenciando o Hopital de San Ignacio estava uma médica brasileira, Drª Maria Lúcia. Este hospital atende toda a cidade e mais 23 povoados, fazendo em média 900 partos por ano.
Encerrando a missão houve reunião sobre a implantação de Bancos de Leite em Belize, com a Srª Margareth Ventura, Drª Maria Lúcia e Drª Oneida Smith, responsável pelo Hospital Regional de Orange Walk.
Foi acordado com os responsáveis pela Saúde Materno Infantil de Belize que eles deverão indicar para a Coordenação da RedeBLH/Fiocruz/MS, os locais, os responsáveis e os profissionais que atuarão nos Bancos de Leite, para dar continuidade ao Projeto de Cooperação.
A assinatura do Projeto de Cooperação Técnica está prevista para ocorrer durante a visita do Ministro da Saúde Sr. José Coye ao Brasil, agendada entre 10 e 15 de setembro.
Ministério da Saúde de Belize
Centro para mães adolescentes