Fichas de Qualificação dos Indicadores

1- Atendimento em Grupo

Atividade realizada por profissional do banco de leite humano/posto de coleta de leite humano, seja de nível médio ou superior, sob a forma de grupo. Essa atividade pode ser realizada fora do ambiente do banco de leite humano.

Como totalizar o mês?

O número de “atendimento em grupo” representa a soma de clientes que participaram de cada grupo realizado. Sendo assim, devemos contar a cada grupo realizado o número de participantes e no final do mês somar todos os participantes daquele mês.

2- Atendimento individual

Atividade realizada por profissional do banco de leite humano/posto de coleta de leite humano, seja de nível médio ou superior, de forma individual a mulher e/ou a criança. Pode ser uma consulta, orientação ou um procedimento.

Como totalizar o mês?

O número de “atendimento individual” representa a soma desses atendimentos, independentemente de ter sido realizado para a mesma pessoa em momentos diferentes. No atendimento individual, um profissional do banco de leite humano se dedicou à assistência de uma mulher ou uma criança ou ainda, uma dupla mãe-filho.

Então, deve-se contar cada atendimento como um (seja mulher; criança ou mãe-filho) e no final do mês somar todos os atendimentos individuais. O Relatório de Produção apresenta dados mensais e um total, que é a soma automática dos meses incluídos. 

3- Visita domiciliar

Visita domiciliar à doadora realizada por profissional ou parceiro do banco de leite humano/posto de coleta de leite humano.

Como totalizar o mês?

O número de "visita domiciliar" representa a soma das visitas realizadas no mês, independentemente de ter ocorrido no domicílio da mesma doadora. Para totalizar, deve-se contar quantas visitas domiciliares foram feitas a cada dia e no final do mês somar todas as visitas.

4- Doadoras

Nutrizes doadoras que doaram leite humano para o banco de leite humano/posto de coleta no mês.

Como totalizar o mês?

O número de "doadoras” representa a soma das doadoras do banco de leite humano/posto de coleta que doaram leite humano no mês, independentemente do número de vezes e do volume doado. Portanto, refere-se ao número de doadoras e não de doação.

Sendo assim, devemos contar cada doadora como uma e no final do mês somar todas que doaram naquele mês. O total acumulado no período representa o somatório mensal de doadoras.

5- Receptores 

Receptores são crianças que receberam leite humano pasteurizado no banco de leite. Consideramos também que receptores são crianças que recebam leite humano cru, exclusivamente doado por sua própria mãe em ordenha conduzida em condições controladas e sob a responsabilidade do banco de leite humano.

Como totalizar o mês?

O número de "receptores” representa a soma das crianças que receberam naquele mês leite humano pasteurizado ou leite humano cru da sua própria mãe, independentemente do número de vezes e do volume recebido.

Sendo assim, devemos contar cada receptor como um e no final do mês somar todos que receberam leite humano naquele mês. O total acumulado no período representa o somatório mensal de recém-nascidos atendidos.

6- Leite humano

Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) coletado sob a responsabilidade do banco de leite humano/posto de coleta, em ambiente interno ou externo ao banco de leite humano/posto de coleta.

Como totalizar o mês?

“Leite coletado” representa o volume total, em litros, de Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) coletado naquele mês sob a responsabilidade do banco de leite humano/posto de coleta. Para totalizar, deve-se somar os volumes doados naquele mês.

7- Leite humano distribuído

O volume de Leite Humano Ordenhado Pasteurizado (LHOP) distribuído para um receptor do banco de leite humano/posto de coleta. Consideramos também nessa variável o Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) distribuído da mãe (doadora exclusiva do banco de leite humano/posto de coleta) para seu próprio filho (receptor do banco de leite humano/posto de coleta), desde que a ordenha tenha sido conduzida em condições controladas e sob a responsabilidade do banco de leite humano/posto de coleta.

Como totalizar o mês?

O volume de “leite distribuído” representa o volume total, em litros, de leite humano distribuído no mês, para receptor cadastrado no banco de leite humano/posto de coleta. Para totalizar, deve-se somar os volumes distribuídos naquele mês.

8- Leite humano transferido

Trata-se do Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) coletado sob a responsabilidade do banco de leite humano/posto de coleta e transferido para um banco de leite humano para ser processado. Consideramos também o Leite Humano Ordenhado Pasteurizado (LHOP) transferido de um banco de leite humano para outro banco ou posto de coleta, com a finalidade de ser distribuído.

Como totalizar o mês?

O volume de “leite transferido” representa o volume total, em litros, de leite humano coletado e transferido para um banco de leite humano/posto de coleta. Esta variável é incluída no Sistema discriminado por banco de leite humano/posto de coleta que recebeu o leite humano. O sistema totaliza e mostra o resultado.

9- Leite humano recebido

Trata-se do Leite Humano Ordenhado Cru (LHOC) recebido em um banco de leite humano para ser processado, vindo de outro banco de leite ou posto de coleta. Considera-se também o Leite Humano Ordenhado Pasteurizado (LHOP) recebido em um banco de leite humano/posto de coleta, vindo de outro banco de leite humano para ser distribuído.

Como totalizar o mês?

O volume de “leite recebido” representa o volume total, em litros, de leite humano recebido no mês em um banco de leite humano/posto de coleta. Esta variável não é incluída no Sistema pela BLH/posto de coleta que recebeu o leite humano.

O Sistema faz esta inclusão de forma automática a partir do dado do banco de leite humano/posto de coleta que transferiu o leite humano.

10- Exame microbiológico

Trata-se de teste simplificado para detecção de coliformes totais. Realizado com amostra (4ml) coletada de cada frasco de leite humano ordenhado pasteurizado.

Como totalizar o mês?

O número de “exame microbiológico” representa a soma de testes microbiológicos realizados. Para totalizar, deve-se somar cada teste ocorrido no mês.

11- Crematócrito

Técnica analítica realizada com amostra coletada de cada frasco de leite humano ordenhado cru para determinação do teor de creme, que permite o cálculo do teor de gordura e do conteúdo energético do leite humano ordenhado.

Como totalizar o mês?

O número de “crematócrito” representa a soma de amostras analisadas. A triplicada é um procedimento analítico referente a uma amostra e não significa três análises, apenas uma. Sendo assim, devemos somar o número de amostras analisadas.

12- Acidez Dornic

Técnica para determinação da acidez titulável, método Dornic. Realizada com amostra coletada de cada frasco de leite humano ordenhado cru.

Como totalizar o mês?

O número de “Acidez Dornic” representa a soma de amostras analisadas. A triplicada é um procedimento analítico referente a uma amostra e não significa três análises, apenas uma. Sendo assim, devemos somar o número de amostras analisadas.